TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIAS DE SUCESSO - EXPERIENCIAS EMPREENDEDORAS: ROCHAS ORNAMENTAIS: UM MOMENTO DE DECISÃO

Ensaios: HISTORIAS DE SUCESSO - EXPERIENCIAS EMPREENDEDORAS: ROCHAS ORNAMENTAIS: UM MOMENTO DE DECISÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

HISTORIAS DE SUCESSO – EXPERIENCIAS EMPREENDEDORAS: ROCHAS ORNAMENTAIS: UM MOMENTO DE DECISÃO

Trabalho de Tecnologia em Recursos Humanos apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção da média bimestral na disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas; Comunicação,Clima e Cultura Organizacional; Ética e Responsabilidade Social.

Orientador: Prof.ª Ana Celi Pavão, Mônica Maria Silva, Gisleine Fregoneze, Marcia Bastos de Almeida.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................4-5-6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 7

4 BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................... 8

3

1 INTRODUÇÃO

Rio de Janeiro, mais especificamente na região noroeste na cidade de Santo Antônio, tem como principal fonte econômica social a produção de Rochas ornamentais.

Num projeto de Associativismo conduzido pelo SEBRAE dos 200 empresários apenas 22 destes, se reuniram numa tentativa de discutir e debater possíveis soluções para os problemas que havia em comum.

Uma das empresas do grupo considerada ancora possuía equipamentos sofisticados e de alto desempenho era capaz de produzir excelentes produtos em grande escala; Já as demais eram pequenas e tinham estruturas rudimentares. Em meio a discussão a resolução dos impasses a empresa que obtinha os melhores recursos e tecnologia capaz de produzir em alta escala decidiu-se por operar isoladamente. Assim, os 21 empresários se viram em meio a uma difícil decisão: Capacitar-se para atender as exigências do mercado em tempo hábil ou abster-se do projeto.

No desenvolvimento deste trabalho iremos utilizar a Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas, a Comunicação, Clima e Cultura e Ética e a Responsabilidade para analisarmos o projeto Rochas ORNAMENTAIS: um momento de decisão.

4

2 DESENVOLVIMENTO

Um grupo de empresários em meio a busca de novos mercados e buscando a resolução de problemas internos procurou o SEBRAE visando a busca para a solução dos impasses,buscando caminhos e alternativas para o crescimento no mercado em meio aos desafios que haviam. O SEBRAE usou a metodologia de ASSOCIATIVISMO como ferramenta de apoio na elaboração do projeto estratégico. Visando a prospecção do mercado externo utilizaram a experiência de um consultor especializado em rochas ornamentais para que apresentasse o produto para o mercado tão exigente visando atender dois objetivos principais do mercado: diminuir a oferta do produto no mercado interno e permitir o aumento da rentabilidade e o volume de vendas das empresas formalizadas. Foi definido que a empresa ancora lideraria o processo na primeira venda de um contêiner de pedras a uma empresa espanhola produzindo a maior parte da encomenda e as 21 empresas menores forneceriam matéria-prima e uma parte da produção.

O grupo de empresários estava acostumado a trabalhar de forma desorganizada, sem fiscalização por atenderem somente o mercado interno. Com a nova proposta de trabalhar na base da cooperação eles se viram diante de desafios com a venda do contêiner ao comprador espanhol.

O técnico do SEBRAE recebeu uma ligação de um dos sócios da empresa Ancora informando que o pedido feito pela empresa seria produzido integralmente por sua empresa. O técnico não aceitou aquela situação informando que os 21 restantes não desistiriam daquele empreendimento. Haja visto que já haviam se esforçado bastante para atende-los com qualidade.

Houve ai um nível de estresse altíssimo envolvendo esses empresarios que haviam depositado tudo o que tinham para atender a demanda e pedido. Os empresarios da empresa ancora estariam usando a esperteza e egoísmo pra se sobressair entre as demais que mesmo com nível menor se esforçaram. Temos a visão que o estresse é somente aquele que causa altos custos tantos pessoais e organizacionais.Pois a visão do estresse é um estado emocional incômodo, decorrente da incerteza percebida pelo colaborador se será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho. Porém se buscamos na historia de nossos ancestrais o estresse era necessário para que houvesse mudança, para se adaptarem a uma nova realidade, dentro desse contexto podemos observar que o grupo de empresários formando para exportar pedras ornamentais foi traído por um membro que detinha infraestrutura melhor, atendendo as especificações do importador, mas diante da dificuldade encontrada os demais membros empresários usaram o estresse como ferramenta de mudança, ou seja, mesmo com os ânimos estressados os empresários lutaram até encontrar uma solução para entregar o produto para o importador.

5

Pude ver que o grupo de empresários nada tinha como psicologia organizacional a partir desse contexto, conhecer princípios e métodos de atuação contemporâneos no trabalho a ser desenvolvido e com organização no que se refere à gestão de pessoas, para assim eles poderem trabalhar de uma forma em que atenda ao pedido da referida empresa espanhola, mesmo sabendo que uma das grandes condutas de trabalho deve ser a comunicação entre os grupos, podendo analisar e observarem como serão tratados os trabalhos da organização.

No caso o intermediador do SEBRAE foi um líder democrático estimulando o grupo de empresários na busca o melhor material a ser exportado, foi mais um consultor que auxiliou os empresários a trilhar seus próprios caminhos;

O processo de desenvolvimento – que consiste em pelo treinamento, comunicação e gestão de mudanças, podem destacar que esse processo dentro do empreendimento é primordial, pois tem ênfase na melhoria da comunicação interna e externa, treinamento para os colaboradores e propicia uma gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com