TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ornamentais: Um Momento De Decisão

Casos: Rochas Ornamentais: Um Momento De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

ANTONIO PEDRO CRUZ DA SILVA

TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXIVEL

Castanhal/Pa

2013

ANTONIO PEDRO CRUZ DA SILVA

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXIVEL

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Teorias da administração, Análise econômica e social, Tecnologia e desnvolvimento humano, Relações interpessoais e Ética, política e sociedade.

Orientadores: Luciene Soutello Koetz, Marco Aurélio Arbex, Wilson Salvalagio, André Prado Peretti, Nádia Brunetta, Ilvili Andréa Werner, Regiane Ribeiro, Márcia Bastos de Almeida e Okçana Battini.

Castanhal/Pa.

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------ 4

DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------------------- 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS --------------------------------------------------------------------------- 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS --------------------------------------------------------------- 10

INTRODUÇÃO

Passamos grande parte dos nossos dias no escritório, a trabalhar arduamente para satisfazer chefes e progredir nas nossas carreiras, enquanto muitas vezes, a vida pessoal fica em standby.

Os horários de trabalho flexíveis são um sonho para muitas pessoas porque podem representar o equilíbrio perfeito entre a esfera pessoal e profissional.

O número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários está aumentando – e elas começam a oferecer alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitado.

O presente trabalho será desenvolvimento com o objetivo de analisar as vantagens e desvantagens, tanto para a empresa como para o colaborador, da implantação do horário flexível por algumas organizações, atendendo e baseando-se nas orientações e questionamentos do comando desta produção.

DESENVOLVIMENTO

HORÁRIO FLEXÍVEL

A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para as multinacionais e empresas que exploram o comercio exterior.

O fato de escolher o horário de trabalho dar ao colaborador a liberidade de administrar o tempo e concilia-lo entre trabalho e lazer; em contrapartida, como não há horário fixo este profissional é invadido pela demanda de trabalho a noite e em finais de semana.

As organizações que oferecem flexibilidade de horários têm funcionários mais engajados e satisfeitos. Levantamento global realizado com 3.300 gerentes e profissionais mostra que políticas nesse sentido ajudam a levantar os índices de retenção nas organizações em 25% no caso dos homens e em 40% entre as mulheres. O estudo indica que quanto mais específicos e customizados forem esses programas para atender os diferentes perfis dos colaboradores, melhores serão os resultados para as empresas.

“Oferecer essas alternativas aumenta significativamente o bem-estar dos trabalhadores, mas é preciso entender quais modelos se encaixam melhor para cada um deles”, afirma Marcial Rapela, sócio da consultoria Bain & Company, responsável pela pesquisa.

No caso da IBM, empresa que possui 400 mil funcionários em todo o mundo, oferecer programas customizados de flexibilidade foi a solução para atender às necessidades de pessoas que trabalham em turnos deslocados ou em cidades onde não há escritórios da empresa.

No caso dos funcionários mais jovens, porém, a visão já começa a mudar. Segundo Boueri, eles são os que melhor se adaptam a esse tipo de programa oferecido pela empresa. Um dado do levantamento confirma a tendência: 86% dos profissionais de até 30 anos esperam algum tipo de flexibilidade de seus empregadores.

Visando uma avaliação sobre os ganhos e perdas para trabalhadores e organizações que criam sistemas de horários flexíveis, pesquisas são desenvolvidas pelas professoras Maria Lucia, Luciana Mourão e Maria Cristina (do mestrado em Psicologia do Universo) no intuito de mapear quem são, como pensam e como se relacionam com o mercado, os profissionais que não batem o ponto, mesmo tendo o vínculo formal de trabalho.

As pesquisas identificam que há vários tipos de trabalho em horários flexíveis, como trabalhos por metas, quem define a carga horária é a eficácia da pessoa em entregar o resultado, o trabalho em turno de horas, a pessoa escolhe o horário de início e término; trabalho comissionado se ganha pelo que se faz e modalidade mista, home Office.

Entende-se que o fato de nem todos poderem ter horário flexível não deve ser impedimento para conceder esse horário para aqueles que possam exercê-lo.

Gestores precisam assumir que pessoas e funções são diferenciadas e não devem ter necessariamente tratamento igual.

Mas segundo o economista da Unicamp, Cláudio Dedecca, se adequam mais a esse tipo de horário os profissionais que ocupam cargos de alta qualificação.

Sem dúvida ser um profissional de alto escalão, e ser contratado por uma determinada empresa com autonomia de horários flexíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com