TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ornamentais:um Momento De Decisão

Artigos Científicos: Rochas Ornamentais:um Momento De Decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ANGELICA ALVES FERNANDES RIBEIRO

FRANCIELE RODRIGUES DOS SANTOS

LORENA RIBEIRO SILVA

TANIA CLAMENTE DE OLIVEIRA

BRINQUEDOTECA

RIO VERDE-GO

2013

ANGELICA ALVES FERNANDES RIBEIRO

FRANCIELE RODRIGUES DOS SANTOS

LORENA RIBEIRO SILVA

TANIA CLAMENTE DE OLIVEIRA

BRINQUEDOTECA

Trabalho de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,como requisito parcial para a obtenção do título em Pedagogia nas disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil,Reflexão e Pesquisa,Fundamentos da Gestão Educacional,Alfabetização e Letramento,Ludicidade e Educação.

Prof.Alexandre Vilas Boas

Edilaine Vagula

Marlizete Steinle

Raquel Franco

Rosely Montagnini

Vilze Vidotti

RIO VERDE – GO

2013

INTRODUÇÃO

Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.

DESENVOLVIMENTO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Instituição: Unopar- Universidade Norte do Paraná

Título do Trabalho: Relatório de visita em Ambiente Escolar ( Brinquedoteca )

Nome das Alunas: Angélica Alves , Franciele Rodrigues ,

Lorena Ribeiro, Tânia Clemente

Nome da Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Reflexão e Pesquisa, Fundamentos da Gestão Educacional, Alfabetização e Letramento, Ludicidade e educação

Instituição onde realizou a visita: Centro Educacional Mamãe Zaquias

Data: 4º Semestre/2013

No mês de Maio, as alunas acima citadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura iniciaram as atividades da Oficina de Brinquedo: Brinquedoteca. A visita ou intervenção visa aproximar educadores, ou os futuros educadores, da realidade dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI (que atende crianças de 0 a 6 anos), promovendo uma formação continuada dos profissionais que atuam no atendimento das crianças.

O trabalho é efetuado junto às educadoras e às crianças, envolvendo respectivamente a orientação e discussão de temas que possam contribuir para o trabalho das professoras. Os encontros entre os envolvidos na visita aconteceram nos CEMEI’s e na própria sede da Brinquedoteca, uma sala ampla, equipada com vários brinquedos – muitos feitos de material reciclável – e uma decoração que remete ao universo infantil.

Logo após as visitas, nós estagiárias fizemos discussões sobre o que foi observado no decorrer das atividades – uma análise entre as interações das crianças com brinquedos, brincadeiras, educadoras e estagiárias.

A Brinquedoteca, que tem o intuito de estimular a produção científica sobre o brincar e a educação, estabelecendo um vínculo entre a teoria e a prática pedagógica e oferecendo serviços de extensão e pesquisa, é monitora de forma direta pela coordenadora pedagógica, juntamente com suas professoras e monitoras.

A Brinquedoteca é uma alternativa de passeio e/ou visita para as crianças de 02 a 10 anos aprenderem e se divertirem. Nosso município conta com duas (02) escolas municipais e dois (02) centros educacionais. Mas infelizmente apenas os Centros Educacionais contam com essa modernidade que é a Brinquedoteca.

A relação entre a brinquedoteca e o Centro Educacional pode se tornar complementar, propiciando às crianças novas oportunidades de desenvolvimento de capacidades motoras, cognitivas, sociais e lúdicas. O brincar é um patrimônio cultural, em que a humanidade repassa seus valores de forma oral e prática, tendo relação direta com o modo de vida das pessoas e civilizações. É também por meio do brincar que as crianças vão compreendendo e elaborando o modo de se inserir no grupo e nas relações sociais.

A Brinquedoteca oferece às crianças a possibilidade de explorarem os brinquedos com autonomia.

Consideramos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acreditamos que devemos vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com