TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UNIDADE 1

Trabalho Escolar: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UNIDADE 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

A história da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. Para compreender a história da educação, é importante situá-la na história geral.

Dentre as principais fases da história da educação estão as seguintes:

Antiguidade - Nos primeiros tempos, quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, de acorda a tradição religiosa. As famílias mais poderosas entregavam seus filhos a tutores, que era responsável pelo ensino, enquanto as filhas recebiam educação apenas de suas mães e aprendiam somente lições do lar, para que futuramente se tornassem boas mães e esposas.

Idade Média - Havia um monopólio da cultura e do pensamento por parte da Igreja Católica, a educação teve grande influência religiosa. Eram os integrantes da Igreja que estabeleciam o que deveria ser estudado, os conteúdos e os objetivos da educação. As escolas eram, portanto, associadas às instituições religiosas católicas. Embora controlada pela Igreja, a educação não ficou apenas no campo religioso, abrindo também espaço para o estudo das ciências, técnicas e habilidades. Idade Moderna ou Renascença - É o período histórico compreendido entre os séculos XV e XVI, marcado pelos seguintes acontecimentos:  Grandes invenções (pólvora, papel);  Grandes descobertas (caminho das Índias, América);  Revolução comercial (ocupação burguesa, capitalismo, decadência do feudalismo);  Formação das monarquias nacionais (aliança entre banqueiros e reis) ı  Reforma e Contrarreforma (espírito inovador a favor da crítica à estrutura autoritária e decadente da Igreja);  Humanismo (procura da nova imagem do homem e da cultura em contraposição aos ideais teológicos);

Idade Contemporânea - A revolução industrial começou no séc. XVIII e alterou a fisionomia do mundo do trabalho e o séc. XIX mostra todo esse impacto. É a era das máquinas, das alterações nas relações de produção, desenvolvimento do sistema fabril, ferrovias, navio a vapor. Cidades – grandes concentrações... A partir de 1870, o grande aumento da produção altera o antigo capitalismo liberal, para o moderno capitalismo dos monopólios. É iniciada a fase do imperialismo colonialista que retalha as colônias. Séc. XIX é o período da consolidação do poder da burguesia. Proletariado surge como nova classe revolucionária. ı Surgem teorias socialistas fortes. Com a urbanização acelerada, surge nova expectativa em relação á educação, pois a complexidade maior do trabalho exige melhor qualificação da mão de obra. Estado estabelece a escola elementar, universal, leiga, gratuita e obrigatória. Reorganização da escola secundária em clássica e propedêutica para elite, e técnica para formação do trabalhador. Ensino universitário é ampliado e reformulado e surgem escolas politécnicas. Surgem as ciências humanas enquanto área de estudo, em especial a Psicologia. Surgem as escolas normais para preparação ao magistério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com