TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA PROPAGANDA

Tese: HISTÓRIA DA PROPAGANDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  4.723 Palavras (19 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 19

1. HISTÓRIA DA PROPAGANDA

1.1 Origem da propaganda

Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzido pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Outros conceitos: ‘’Propagare’’ (latim) – multiplicar, por produção ou geração, estender, propagar. Comunicação persuasiva.

O conjunto de meios destinados a informar o público e a convencê-lo a comprar um produto ou serviço. (Robert Leduc).

Conjunto de atividades que visam influenciar o homem com objetivo religioso, mas sem finalidade comercial. (Mario Erbolato).

Resumindo: a propaganda é fonte de economia para os produtores e de benefícios para os consumidores. Sem ela, o custo de venda seria alto, pois se somaria ao custo de fabricação.

Mas os benefícios da propaganda não são só econômicos. A liberdade de imprensa é resultante dela e da sua ação democrática. Sem a receita dos anúncios, nem os jornais, nem as rádios ou televisões poderiam recrear os leitores e ouvintes como o fazem.

Ela é também importante fator como esteio de regime democrático. Suprima-se a propaganda e desaparecera a liberdade de imprensa que conhecemos. É pela propaganda que subsidem os órgãos de divulgação das mais variadas matizes. Graças a ela, opiniões diversas são emitidas, permitindo o confronto e a analise que precede a seleção dos melhores.

A publicidade é, portanto, uma das maiores forças da atualidade. É a grande energia que impulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comercio e todas as outras atividades que se ligam direta ou indiretamente ao consumo seja de produtos, serviços ou ideias. Também tem grande importância na sugestão e orientação política e religiosa da humanidade. Cria estados de oposição, revoluciona os métodos, difunde aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidade ajudando na resolução de suas apetências e necessidades.

1.2 Propaganda ideológica

Na propaganda ideológica, são mostradas ideias que interferem na opinião das outras pessoas, sem que elas percebam. Então, elas acham que agem de determinada forma porque querem, mas na verdade, elas foram manipuladas pra agir assim. Isso aconteceu muito na ditadura militar, por exemplo. Pra disfarçar que tinha acontecido um golpe, dizia-se que os militares tinham tomado o poder porque o Brasil era muito desorganizado e os presidentes não conseguiam dar conta. E falavam super bem dos militares, como se fossem a ultima esperança pro Brasil.

O governo militar também usou o patriotismo pra dominar o povo. Quem reclamasse do governo passou a ser visto como ‘’antibrasileiro’’, e o governo lançou o seguinte slogan: ‘’Brasil, ame-o ou deixe-o’’. Muitas pessoas aceitavam isso e não se questionavam sobre mudar o Brasil. Cada presidente tinha uma frase otimista, pra dizer que o Brasil estava crescendo.

Com a propaganda ideológica, as pessoas passam a ser orientadas pra pensar da mesma forma e agir sob os mesmo princípios. A televisão tem um papel muito forte, porque muitas pessoas acreditam cegamente no que a TV fala.

Elas não pensam que alguém pode estar sendo privilegiado com o que a TV notícia.

Durante séculos, a igreja manipulou as pessoas pra que elas aceitassem as injustiças ao redor, em troca da ‘’felicidade eterna’’ quando morressem. No governo Gentulio Vargas, pro exemplo, a igreja dizia que o bom cristão deve obedecer as leis e as decisões do governo. Outro exemplo: Na II guerra, Mussolini deu o Vaticano a Igreja Católica. Em troca, a Igreja ficou em silencio sobre as atrocidades do fascismo.

Há diferença entre difundir ideologia quando as pessoas são da mesma classe, do que quando são de classes diferentes. Quando as pessoas são da mesma classe (dois operários, por exemplo), elas podem discutir as ideias de igual pra igual e se unir em torno de metas comuns, pra melhorar sua situação.

Quando as pessoas são de classes diferentes, a tendência é que a classe mais favorecida tente impor suas ideias ao grupo menos favorecido.

Então, a classe menos favorecida passa a aceitar as ideias da classe dominante como se fossem ideias suas também, sem se questionar. Mas muitas vezes essas ideias não funcionam tão bem pra eles.

1.3 Os truques publicitários

Boa imagem no mercado é tudo o que todas as empresas gostariam de ter. Este conceito foi levantado por Ogilvy no inicio da sua trajetória profissional bem sucedida.

Com uma boa imagem a empresa esta em situação privilegiada para ver bem recebidos todos os seus projetos e todos os seus produtos. O prestigio conseguido e a admiração que desperta são a base para o sucesso de uma empresa. Nem sempre a imagem corporativa corresponde a imagem de seus produtos, porque há casos de um determinado produto ter mais prestigio do que o seu fabricante e vice-versa. Antes das ideias que conceituaram a estratégia do posicionamente, era a imagem o que as empresas queriam para o que produziam.

Então utilizam truques relacionados a Publicidade para conseguir formar a imagem ideal para o consumidos.

A teoria de Trout e Ries, defendendo a tese de que o posicionamento de produto era tudo o que se precisava para o sucesso de uma marca, veio para enfrentar uma dura realidade-a de que metade dos produtos que eram lançados fracassava.

Nada do que os dois teóricos americanos ensinaram ajudou a salvar os produtos com erros de lançamento porque a tava de insucessos continua alta. Mas pelo menos foi uma tentativa de evitar tanto prejuízo para as empresas, racionalizando alguns métodos que deveriam orientar a propaganda numa época de tanta concorrência. O Consumidor tem diante de si, num supermercado, um leque cada vez maior de opções e vai ter de escolher apenas uma. A escolha do consumidor é limitada a produtos de mesma aparência e praticamente do mesmo preço. Claro que as promoções com vantagem de preço ou que ofereçam brindes ajudam na decisão, porque qualquer vantagem extra-atrai mais consumidores. Mas nem todo dia, durante todo o ano, é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com