TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

1 Introdução............................................................................................................. 04

2 Desenvolvimento ................................................................................................ 05

3 Conclusão .......................................................................................................... 08

4 Referências Bibliográficas ................................................................................. 09

1 Introdução

Uma empresa decide registrar a rotina e a vida pessoal de trabalhadores. Montam-se dossiês com detalhes sobre o horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consumo e informações sobre conjugues e filhos. Parece uma situação típica da ditadura civil-militar (1964-1985), mais isso ocorreu entre os anos de 1999 e 2003. E a empresa em questão é o banco inglês HSBC.

A desproporção da relação custo/benefício das investigações privadas que o HSBC realizou, é evidente levando-se em conta que, por força de uma suspeita de fraude, que alguém poderia estar realizando atividades “extra banco”, 152 trabalhadores foram investigados, tiveram suas vidas devastadas e seus direitos fundamentais à intimidade e a vida privada, brutalmente violadas.

Invasão de privacidade, violação da Intimidade, violação da honra, da imagem das pessoas, da dignidade da pessoa humana, quantos desrespeitos o banco fez, sem se importar com os seus colaboradores.

Desenvolvimento

2 HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar

2.1 Sistemas de informação

Segundo o artigo “HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar”, o banco foi acusado por investigar 152 funcionários fora do horário de trabalho, violando a privacidade, a intimidade e a honra de cada um.

Segundo PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), “Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. A mesma regra se aplica a uma pessoa dentro de uma organização, porém, como já vimos até agora, é necessário ter uma postura crítica e reflexiva frente aos avanços da tecnologia, pois freá-la é impossível. A informação por sua vez tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui. São coletadas e aprendidas ao longo do tempo, na medida em que a mesma se afirma, qualquer atividade pode ser elaborada com um custo menor, com recursos maximizados, com tempo reduzido e com melhor resultado.

Cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pela sua área de atuação, mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores. Nesse caso, foi utilizada a tecnologia da informação para fins individuais da empresa em destaque. A mesma não se preocupou em utilizar desta tecnologia para prejudicar e expor a vida de vários colaboradores isso é muito comum na sociedade individualista em que vivemos: prejudicar os outros para bens individuais.

A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja instituição, pois está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias etc.

Sem privacidade as pessoas não podem expressar livremente suas opiniões ou buscar e receber informações. Além disso, a vigilância massiva torna a presunção de “inocência”, uma presunção de “culpabilidade”... A prática de vigilância secreta e sem restrições, violam direitos fundamentais e o estado de direito que ferem a democracia.

2.2 Ética, Política e Sociedade

A violação em série cometida pelo banco foi parar nos tribunais. Em entrevista, uma funcionária do HSBC espionada pela empresa confirma que foi alvo de investigações particulares. A bancária conta que as investigações traziam detalhes da vida pessoal e que o dossiê feito pela empresa continha fotos que confirmaram que os investigadores a seguiram. A empresa começou essas investigações devido a alguns funcionários terem sidos afastados por problemas de saúde. E como se não bastasse a falta de ética neste caso, o banco não se preocupou em expor a vida privada desses colaboradores. Foram feitas investigações sem pudores com esses funcionários.

Contudo as tais investigações não faziam sentido. A funcionária em questão foi afastada pela lesão conhecida como LER (lesão por esforço repetitivo) comum nesse tipo de trabalho. E a instituição estava tratando esse afastamento como se uma pessoa diagnosticada com LER, não pudesse fazer mais nada na vida, fosse uma lesada que não tem que continuar a vida.

O secretário de Organizações da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT) destaca a gravidade dessas investigações, pois viola a intimidade e a vida privada dos trabalhadores.

Ética é a parte da filosofia

prática que tem pó objetivo uma reflexão sobre os problemas fundamentais da

moral (finalidade e sentido da vida humana. Os fundamentos da obrigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com