TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades linguísticas e linguísticas

Seminário: Habilidades linguísticas e linguísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

Unidade 2

Até agora, você já conheceu um pouco sobre a comunicação, um processo dinâmico, que acompanha o homem ao longo de toda a sua história. Pôde conhecer, também, os elementos que compõem o ato comunicativo, os quais podem determinar a função que a linguagem desempenha em um texto. Em seguida, verificamos alguns dos aspectos sociais da comunicação, uma vez que a sociedade constitui o grande palco dessa atividade. Por fim, adentramos no ambiente administrativo, empresarial, a partir de reflexões relacionadas à importância da comunicação nesse contexto e, especialmente, à sua qualidade.

Nesta unidade, continuaremos seguindo essa linha: a comunicação dentro do universo administrativo, a partir do levantamento de importantes temas. Quais são as competências que devemos desenvolver para utilizar bem a linguagem em nosso trabalho? Como argumentar? Como compreender textos? Como elaborar textos coesos e coerentes? Enfim, essas são algumas questões que pretendemos discutir a partir de agora.

Pronto para (re)começar? Vamos lá!

A linguagem e as competências linguísticas

A linguagem, como já discutimos, constitui a base para a efetivação do processo comunicativo. Em outras palavras, é por meio da linguagem que a comunicação acontece. Ao longo da história dos estudos linguísticos, partiu-se de uma visão que concebia a linguagem como uma mera expressão do pensamento, passando por aquela que a assumia como uma ferramenta comunicativa, chegando-se à noção atual, em que ela é analisada como uma forma de interação.

Na unidade anterior, pudemos verificar que tais concepções, embora atendam a propósitos distintos, são, na verdade, complementares, uma vez que empregamos a linguagem com as três funções: expressar ideias, comunicar-se e interagir. A questão que se coloca é: em que medida estamos preparados para realizar todas essas ações? É nesse contexto que entra um conceito importante: a competência linguística.

Você se considera “competente”, linguisticamente falando?

Nos estudos da linguagem, conforme Petter (2011, p. 15), a competência linguística “[...] é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua”. Além de produzir, porém, podemos estender esse conceito para as habilidades de análise. Assim, basicamente, a competência linguística refere-se à capacidade de o indivíduo utilizar corretamente as diversas estruturas da língua, em diferentes situações, sejam de produção ou de análise, com diferentes propósitos.

Nesse contexto, as principais competências linguísticas a serem avaliadas são:

Leitura e escrita despontam como, talvez, as mais relevantes e estudadas competências linguísticas. É o resultado da escolarização. O indivíduo frequenta a escola, fundamentalmente, para aprender a ler e a escrever. Considerado alfabetizado, ou letrado, o sujeito leitor e escritor enquadra-se no conjunto daqueles capazes de se comunicar nos diferentes setores da sociedade.

A oralidade, por sua vez, constitui uma atividade inata, ou seja, o indivíduo, ao desenvolver-se, ainda nos primeiros anos de vida, adquire a habilidade de comunicar-se via fala. No decorrer dos anos, porém, pode ser questionada a sua competência nesse quesito, pois a fala também deve ser adequada a contextos específicos. Por exemplo, não se fala com o presidente da empresa, seu superior, do mesmo modo como se fala com um amigo na rua, concorda?

Por fim, a análise linguística, tema de efervescentes pesquisas na atualidade, relaciona-se, sobretudo, às habilidades que envolvem a compreensão do funcionamento da linguagem, a produção de sentido. Ela é o resultado final do aprimoramento das demais competências: ao aprender a falar, a ler e a escrever, o indivíduo pode se tornar apto para refletir e avaliar a língua que utiliza.

No contexto da administração, as competências linguísticas são imprescindíveis, uma vez que a comunicação, que pode se dar via oralidade ou escrita, exige o domínio de variadas estratégias, especialmente na prática da produção escrita. Dentro de uma empresa, portanto, comunica-se bem aquele que se mostra competente no uso que faz da linguagem.

Diante disso, você deve pensar nas possíveis lacunas existentes em sua formação. Como se portar ao falar com as pessoas? Como fazer-se entender por meio de textos escritos? Como ler e interpretar adequadamente informações? Essas são questões a serem avaliadas para o seu crescimento profissional.

O que é ter habilidade linguística? Como avaliar, nesse quesito, o desempenho de pessoas menos escolarizadas ou com peculiares modos de falar? Observe a cena retratada nos quadrinhos a seguir:

Quadrinhos disponíveis em: http://1.bp.blogspot.com/-y660DGZ9w98/TvWlWZSayCI/AAAAAAAAG1s/Ht5ZII93g8Q/s1600/LINGUA.jpg

Acesso em: 10 mar. 2014.

Questão para Reflexão

A postura da professora, diante da fala do aluno, deixa clara uma supremacia da linguagem culta. Avalie isso, levando-se em consideração aspectos sociais contemporâneos.

Argumentação, compreensão e interpretação

Dentro do universo das habilidades linguísticas, surgem três atividades altamente complexas, mas, ao mesmo tempo, de domínio estritamente necessário: argumentar, compreender e interpretar. Qual o nível de eficácia de sua argumentação? Você compreende todas as informações que recebe ou, até mesmo, as que produz? Como você interpreta os textos que chegam a você? Primeiramente, vejamos o que significam esses termos:

Mais uma vez, aqui, a prática assume papel preponderante. O indivíduo, depois do processo de apreensão de certas habilidades/competências linguísticas, deve fazer uso constante da linguagem, de modo que sua técnica seja aprimorada. A leitura é um importante recurso para isso, uma vez que, ao ter contato com diferentes textos, você exercita o seu pensar e aprende novas formas de articular-se com as palavras. Portanto, leia bem, para argumentar, compreender e interpretar bem!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com