TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Gerenciais

Trabalho Escolar: Habilidades Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 2

Antigamente quem administrava a carreira dos funcionários eram as empresas, em função de suas necessidades, seus programas e suas conveniências. Agora, a responsabilidade ficou por conta de cada funcionário. Como em qualquer negócio, cada pessoa tem um produto/ serviço a colocar no mercado, ou seja, o seu talento pessoal. O mercado é seus empregadores. Para manter o produto atualizado, é necessário um departamento de pesquisas e desenvolvimento, o qual desenvolve as atividades de treinamento pessoal, atualização constante, informação e novos conhecimentos.

Para enquadrar-se nesse perfil moderno, o profissional precisa ser gestor de sua própria carreira e apresentar características como: flexibilidade, capacidade de aprendizado contínuo, ser multifuncional, qualidade e confiança no trabalho realizado. As características de autogerenciamento não qualificam ninguém para uma determinada função, mas atuam complementarmente para fazê-lo ter sucesso.

Aprofundando um pouco mais nessas características, o primeiro passo é a auto-observação, ou seja, que cada um se coloque numa “janela” imaginária e olhe sua própria forma de estar, agir, comunicar, trabalhar, como se fosse alguém exterior a observar.

Após observar a si próprio, é necessário partir para as críticas, auto-feedbacks para apontar acertos, erros e corrigi-los, de forma que o trabalhador exija de si sempre um ótimo trabalho, com qualidade e confiança. Traçar metas e objetivos também é uma forma de monitorar os próprios resultados e a produtividade.

Nessa observação é importante ver se a comunicação está sendo efetiva e feita da maneira correta, cada vez mais os profissionais estão sendo valorizados por serem assertivos, ou seja, sabem se posicionar, argumentar de forma educada e confiante, não são passivos nem agressivos, respeitam a si mesmos e conciliam bem o tempo de trabalho.

A qualificação e a atualização precisam ser uma preocupação permanente do profissional que pretende conquistar e manter elevada a sua empregabilidade. Saber tirar proveitos das modernas tecnologias, assistir a seminários, voltar aos centros acadêmicos, ler constantemente livros e revistas especializadas e, sobretudo, a interpretação cuidadosa dos textos é essencial. Resumindo, procurar se reciclar a todo o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com