TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hand Bol

Resenha: Hand Bol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919, no início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

Em 1927,na Suécia foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (IHFA), mas, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a IHFA a denominar-se International Handball Federation (IHF) e em 1950 a sede transferiu-se para Suíça .

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos Berlim 1936 , em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o esporte já era praticado no Brasil desde 1930.

O handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, a Alemanha foi campeã em cima da Áustria. Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.

No Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe).O handebol, até a década de 60, ficou restrito a São Paulo; depois começou a ser praticado em escolas de todo o Brasil, em 1971, o MEC, em face ao seu crescimento nas escolas inclui o handebol de sete entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros. Com isso o handebol disseminou-se em todo o território nacional, com vários estados dividindo a partir daí os títulos nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com