TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hand talks

Por:   •  22/9/2016  •  Dissertação  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

HandTalk

O advento das novas tecnologias presenteia constantemente a sociedade com novas perspectivas de modernidade, e não acontece de modo diferente quando o assunto é inclusão social. O aplicativo HandTalk é um aplicativo de língua de sinais que faz a tradução simultânea de conversas, textos e frases para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por sua impressionante funcionalidade venceu o prêmio da ONU de melhor aplicativo de inclusão social do mundo. Um personagem virtual chamado Hugo é o simpático intérprete que torna a utilização da solução interativa de fácil compreensão. É prático, intuitivo, simples e aparentemente o melhor no mercado comparado aos seus concorrentes. Funciona nas principais plataformas, não exigindo grande desempenho do aparelho celular, e mesmo assim sofrendo atualizações para se encaixar cada vez mais em sua demanda, cumprindo sua principal função.

Se tratando de acessibilidade, ele está lá prontamente para atender uma emergência, praticar, encurtar essa enorme “barreira do som”. Apesar de que para seu desempenho ser completo (mostrar simultaneamente os gestos relativos às expressões escritas/faladas) ele necessite de conectividade constante com a internet, seu funcionamento off-line não deixa a desejar: soletra a expressão escrita/falada, o que é basicamente o que o aplicativo se propõe a fazer. Infelizmente ainda não está disponível em outras línguas, como o inglês, língua considerada universal. Porém após a impressionante quantidade de 80 mil downloads e mais de 3 milhões de traduções de áudio, texto e imagem não é difícil imaginar que novas versões estão nos planos dos idealizadores deste incrível projeto. É completamente gratuito, o que abrange ainda mais suas possibilidades de alcance. Apesar de não ser o foco do problema, a questão da representatividade tem sido comentada e discutida cada vez mais. Já que o intuito é incluir, por que não colocar opção de avatar feminino, negro, índio ou até a opção de customização?

Concluindo, há espaço para melhoras e problemas são normais uma vez que atender a todas as necessidades de todas as pessoas é uma tarefa tão árdua que se pode dizer até impossível. Porém o aplicativo é uma ferramenta que chegou ao mercado e deixou sua marca com excelência. É indiscutível o fato de que este tem feito um ótimo trabalho facilitando a comunicação entre pessoas e ainda é admirável o trabalho dos idealizadores do projeto e do empenho em prosseguir com sua melhora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com