TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol - Aula Pratica

Pesquisas Acadêmicas: Handebol - Aula Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 6

Parte Inicial – Aquecimento

Tem como objetivo preparar o organismo do aluno para a atividade fisica, elevando gradativamente seus batimentos cardiacos, os exercícios deverão trabalhar de uma forma gradativa e generalizada com a musculatura e articulações, dando-se um ênfase maior para os músculos e articulações, que serão mais exigidos durante a aula, ocupará de 5 a 7 minutos da aula, podendo chegar até 10 minutos , caso as atividade a ser desenvolvida seja muito intensa.

Aquecimento:

Gol ambulante:

Objetivo: aquecimento lúdico;

Duração: 10 min;

Material: bola, bambolê, quadra ;

Faixa Etária: todas as idades;

Parte Prática:

Os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado).

As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas.

Pega-Pega:

Objetivo: aquecimento lúdico;

Duração: 10 min;

Material: bola, quadra ;

Faixa Etária: todas as idades;

Parte Prática:

Um aluno será escolhido para começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com duas bolas de queimada nas mãos, deverá encostar a bola nos seus companheiros. Quem for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial, os dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão a brincadeira só que agora cada um com uma bola.

A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.

Caça aos pintinhos :

Objetivo: aquecimento lúdico;

Duração: 15 a 20min;

Material: nenhum, quadra ;

Faixa Etária: todas as idades;

Parte Prática:

Divide-se o número total dos participantes em grupos com quantidades iguais, ou bem próximo disso. Forma-se uma fila sendo que uma pessoa ficará de frente para ela. Essa pessoa que estará virada de frente para a fila, será o gavião. A primeira pessoa da fila, será a galinha que terá a função de proteger os pintinhos, podendo usar somente os braços "abertos" para espantar o gavião (sem empurrá-lo). Os demais da fila serão os pintinhos que deverão fugir do gavião, porém não poderão se soltar da cintura um do outro, caso isso aconteça, a brincadeira deverá ser reiniciada. O Gavião deverá tentar tocar um dos pintinhos. Uma vez pego haverá mudança de posição. Repetir até que todos tenham passado por todas as posições.

COMENTÁRIOS: Uma ótima atividade de aquecimento pois possui várias possibilidades de movimentos e ao mesmo tempo envolve o lúdico, tornando todo e qualquer tipo de aquecimento.

Parte Principal - Fundamento

Tem como objetivo ensinar ou aprimorar um fundamento ou o jogo propriamente dito. Os exercícios poderão ser propostos de forma variada, iniciando sempre com os mais simples e com uma movimentação menos intensa, aumentando o grau de dificuldade e movimento gradativamente, tendo a duração de 30 a 40 minutos.

Recepção: è a ação especifica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.

Passe: è a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.

Arremesso: é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol

Drible: é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.

Bobinho:

Objetivo:Passe, Movimentação;

Duração: 15 a 20min;

Material: bola, quadra ;

Faixa Etária: todas as idades;

Atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).

Passeio de mãos dadas:

Objetivo:Drible, Movimentação;

Duração: 15 a 20min;

Material: bola, quadra ;

Faixa Etária: todas as idades;

Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar cada um a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou empurrando-o.

“Cabo de Guerra”:

Objetivo:Drible, Movimentação;

Duração: 15 a 20min;

Material: bola, medicine ball, quadra ;

Faixa Etária: todas as idades;

Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com