TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol E Sua História

Monografias: Handebol E Sua História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 7

BREVE HISTÓRICO SOBRE O HANDEBOL

São Paulo

Fevereiro/2015

Impreterivelmente, o handebol é um esporte coletivo jogado com as mãos, cujo objetivo é fazer mais gols que o adversário. Apesar de ser muito parecido com o futebol, não se chuta a bola, e por isso recebe o nome em inglês (handball): hand: mão e Ball: Bola. Além de tudo, o handebol pode ser considerado uma modalidade bastante dinâmica, divertida tanto para quem assiste q

uando para quem joga, principalmente devido à velocidade das jogadas e ao contato físico.

Quando se fala sobre inclusão social e estrutura de jogo ele ainda pode ficar mais interessante, pois pode se ramificar para handebol de quadra, handebol de areia, mini-handebol, handebol para a terceira idade, handebol para cadeira e rodas e handebol de campo, embora a Federação Internacional de Handebol reconheça oficialmente apenas o handebol de quadra e o handebol de areia.

Neste trabalho, será abordado apenas um breve histórico da modalidade que será utilizado como ferramenta fundamental para desenvolver os demais estudos sobre o esporte.

1. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA

1.1 As origens do jogo de Handebol

Desde tempos muito antigos, jogos de equipe e com bola sendo jogada com as mãos sempre estiveram na história representados pelas mais diversas formas. Haja visto que já foram relatados por grandes nomes, como por exemplo, o poeta épico Homero e o médico Claudius Galenus. Além disso, podemos encontrar mais resquícios da ancestralidade do Handebol nos mais variados pontos da história, pondendo citar idade média e, um pouco mais recente, no final do século XVIII na Groenlândia, onde esquimós jogavam um jogo muito similar ao handebol.

Tais modalidades praticadas e responsáveis pela evolução do esporte tiveram suas marcas na história, entretanto, o handebol tem sua origem mais forte nos jogos que apareceram a partir do século XIX na Europa e na América do Sul, destacando como pioneiros entre os demais, Dinamarca, Alemanha e Suécia.

Os primeiros registros mais formais são os do haandBold em 1848 elaborados pelo professor Holger Nielsen no Instituto de Ortrup, na Dinamarca.Contudo, em 1905, na Checoslováquia, surgiu o Hazena. Jogado em um campo dividido em três partes: zona neutra, zona de ataque e zona de defesa; era baseado no Hóquei sobre gelo e hoje é considerado pela Federação Internacional de Handebol como uma espécie de handebol de campo. Menciona-se também um jogo muito similar na Irlanda, e o Balón no uruguai.

Abaixo, ficam registradas algumas características dos principais nomes:

1.1.1 Haandbold: Consistia em um jogo de sete jogadores por equipe que se concentravam em um campo de 45 x 30 metros e tinha como objetivo arremessar uma bola com as mãos em um arco de 3 x 2 metros

1.1.2 Balón: Era muito parecido com o futebol, as equipes se constituiam por 12 jogadores a bola podia ser passada, jogada e quicada livremente entre os integrantes da equipe, porém todo o arremesso devia ser realizado de fora da área pequena de futebol

1.2 O Handebol como esporte

A primeira modalidade a ser oficializada foi o handebol de campo e graças aos professores alemães de ginástica, que usavam o jogo com as mulheres como uma alternativa para o futebol, ele então tornou-se popular.

Um dos períodos mais decisivos para a consolidação do esporte foi o período da Primeira Grande Guerra (1915-1918). Com esse contexto, o professor de ginástica alemão Max Heiser se inspirou no *TorBall e criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, elaborando em 1917 as regras oficiais do handebol para mulheres.

No ano de 1919, Karl Schellenz, considerado por muitos o pai do handebol, reformulou as regras para os homens e as publicou pela Federação Alemã de Ginástica, oficializando o handebol, porém ainda não era considerado esporte. Além disso, Karl era professor da famosa Universidade de Berlim, onde tinha muitos alunos estrageiros que contribuiram para a promoção e difusão do Handebol por diversos países.

Entretanto, se estabeleceu mesmo quando Carl Diem, diretor da Escola Superior de Educação Física Alemã, oficializou o jogo como esporte na década de 1920. Com tal progresso, no ano de 1925, a primeira partida internacional de handebol foi disputada entre Alemanha e Áustria, cuja vitória foi dos austríacos por 6 a 3.

Mesmo oficializado como esporte, a modalidade ainda não possuia uma federação, então era organizado por associações de educação física e atléticas nacionais. Com inicativa, o Congresso da Federação Atlética Amadora Internacional nomeou uma comissão coma finalidade de elaborar as regras internacionais para o handebol de campo. No mesmo ano, durante a 25º sessão do Comitê Olímpico Internacional, foi solicitada a inserção do handebol nas modalidades Olímpicas.

Provando o crescimento do esporte, em 1928, durante os jogos olímpicos de Amsterdã, surgiu a Federação Internacional de Handebol Amador, e, escolhido por 11 países, foi eleito o presidente da Federação o americano Avery Brudage, que mais tarde se tornou presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Com grande esforço, em 1933, foi anunciada pelo comitê a inclusão do Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Contudo, participaram apenas seis países do torneio de handebol, sendo a Alemanha a vencedora da medalha de ouro, vencendo a Áustria por 10 a 6 na final assistida por mais de 100 mil pessoas. Diante disso, a FIHA (Federação Internacional de Handebol Amador) organizou reuniu quarenta representantes de nações filiadas em um congresso.

Em 1938, com a participação de 8 países, foi realizado o primeiro campeonato mundial , e mais uma vez, vitória da Alemanha. Logo após, em 1948, aconteceu o reinício do campeonato de handebol para homens, e em 1949, para mulheres. Inicialmente, a Federação Internacional de Handebol foi sediada na Suécia, com Costa Bjork assumindo a presidência. E em 1950, a sede foi transferida para a Suíça, onde se encontra até hoje.

1.3 O HANDEBOL DE QUADRA

Devido aos rigorosos invernos escandinavos e a disputa de campo com futebol, o haandbold começa a ser levado para lugares fechados, onde se obtinha mais proteção térmica e velocidade para o jogo.. As regras deste foram unificadas e internacionalizadas no ano de 1934, no Congresso da FIHA, em Estocolmo, porém, apenas no ano de 1938 foi disputado o primeiro campeonato mundial de handebol de quadra, na Alemanha, contando com a participação de 4 países.

Sendo assim, os campeonatos mundiais de handebol de campo foram aposentados em 1966. Contudo, o handebol de quadra masculino estreou em 1972 nos Jogos Olímpicos de Munique e o feminino em 1976 em Montreal.

1.4 O HANDEBOL NO BRASIL

Graças aos imigrantes europeus que desembarcaram nas regiões do sul e sudeste, na década de 1930 o handebol se inicia no Brasil como modalidade de campo. A primeira instituição desta fundada no país foi a Federação Paulista de Handebol (FHP) em 1940. E mesmo contando apenas com o handebol de campo, em 1954 foi realizado o primeiro torneio aberto de handebol de quadra no país, organizado pela FHP no Esporte Clube Pinheiros.

Por agradar bastante o gosto popular, a Confederação Brasileira de Desportos criou um departamento de handebol responsável por organizar campeonatos em varias categorias no território nacional.

Um dos fatos mais importantes para o desenvolvimento do handebol no Brasil foi a apresentação da modalidade pelo professor francês Auguste Listello, no curso Internacional de Santos em 1954. Devido ao curso e a presença de professores de diversas regiões do país, o handebol passou a ser trabalhado de forma mais organizada e com bases didáticas adequadas.

Principalmente nas escolas, o número de adeptos a modalidade aumentou bastante e, em 1971, ocorreu a inclusão do handebol no III Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS), realizado em Belo Horizonte.

A Confederação Brasileira de Handebol (CBH), hoje localizada em Aracaju, foi criada em 1979, tendo a primeira sede em São Paulo, e contando com o professor Jamil André na presidência. A partir de 1980, com o primeiro torneio Taça Brasil de Clubes, o handebol só entrou em crescimento e passou a ser organizar cada vez mais, adentrando em competições internacionais.

Em jogos Olímpicos, o Brasil teve a sua primeira participação em 1992 (Barcelona) com a seleção masculina ficando em 12º lugar, por outro lado o Brasil só participou dessa Olimpíada devido a desistência de Cuba, dona da vaga pan-americana. Entretanto, com a evolução do time brasileiro, em 1999 nos jogos Pan-Americanos de Winnipeg, o Brasil conquistou a sua primeira medalha de ouro com a seleção feminina, e prata com a seleção masculina. Com essa conquista, a seleção feminina garantiu sua vaga para disputar a primeira olimpíada, em Sidney, no ano de 2000, no qual obteve classificação de 8º lugar.

Em 2002, ocorreu o primeiro Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior, lançado como um grande projeto pela CBH, que prevaleceu e acontece até hoje anualmente, sendo realizado a cada edição em uma cidade diferente, onde as propostas são discutidas e aperfeiçoadas para a evolução da modalidade. Assim, os professores encarregados pela formação de futuros professores de educação física recebem o conhecimento e a experiência necessária para passar às salas de aula.

Atualmente, o Brasil é o décimo colocado no feminino e nono no feminino, segundo os últimos jogos de 2008 disputados em Pequim. Todavia, em 2010 o Brasil apresentou excelentes resultados nos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura, com mérito de bronze no feminino e quarta colocação no masculino.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Alexandre gomes; DECHECHI, Clodoaldo José. Handebol: Conceitos e Aplicações - Barueri, SP : Manole,2012

https://www.youtube.com/watch?v=BJWaN8Sqdro : Youtube

Sport: le Torball, une discipline méconnue (Strasbourg)

http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27174 : Brasil Handebol

acesso em 15/02

...

Baixar como  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »