TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hanseniase

Pesquisas Acadêmicas: Hanseniase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Hanseníase

Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo (tipo de germe ou microorganismo) denominado de Mycobacterium leprae. Devido às deformações causadas pela doença, ela era também conhecida COMO Lepra, nome que ainda batiza o organismo causador. Mas o nome oficial da doença é uma homenagem ao descobridor do bacilo, Gerhard Hansen.

O Mycobacterium leprae é um parasita intracelular que apresenta afinidade por células da pele e por células dos nervos periféricos, ou seja, infecta principalmente estes tecidos.

A hanseníase não é uma doença hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) da pessoa que foi infectada.

Epidemiologia.

A Índia apresenta o maior número de casos de hanseníase sendo seguida pelo Brasil. De acordo com alguns estudos, a concentração dos casos de hanseníase ocorre em áreas mais pobres e superpopulosas (promiscuidade). As maiorias dos indivíduos são resistentes à lepra, 95% da população brasileira tem o TESTE Mitsuda positivo e apenas 5% é Mitsuda negativo.

Prevenção

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação.

A PARTIR do diagnóstico de um caso de hanseníase deve ser feito de imediato a investigação epidemiológica de todo caso novo objetivando romper a cadeia epidemiológica de transmissão da doença.

Deve-se procurar identificar a fonte de contágio do doente, descobrir novos casos de hanseníase entre os conviventes no mesmo domicílio e realizar exame dos contatos intradomiciliares (toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido com o doente nos últimos cinco anos). Esta ação é justificada pelo fato de que elas apresentam um maior risco de adoecerem do que a população em geral.

As pessoas que tiveram contato com portadores da hanseníase devem receber informações sobre a doença e serem informados da necessidade de ficarem atentos ao aparecimento de sinais e sintomas, visando fazer um diagnóstico precoce.

Além disso, outra forma de prevenção baseia-se na aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Prevenção

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto MAIS cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.

Transmissão

O modo de transmissão é o contato íntimo e prolongado com pacientes bacilíferos não tratratos.

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, sejam pelas secreções nasais, gotículas de saliva que saem com a fala, tosse ou espirro. Este bacilo, que fica suspenso no ar por alguns segundos, pode contaminar uma pessoa próxima e desenvolver a doença.

Vale à pena ressaltar que o paciente em tratamento regular com medicação ou que já recebeu ALTA não transmite a doença.

Muitas pessoas que entram em contato com estes bacilos não adquirem a doença. Somente 5% delas irão desenvolver a hanseníase com o passar do tempo.

Fatores ligados à genética humana e ao sistema imunológico (defesa do organismo) irão determinar se um indivíduo irá ou não contrair a doença após o contato com o bacilo de hansen (outro nome do Mycobacterim leprae).

O período de incubação da hanseniase é bastante longo, variando de três a cinco anos. Período de incubação é o tempo necessário para o desenvolvimento dos primeiros sinais e sintomas da doença após o contágio ou contaminação pelo bacilo.

Sintomas

Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas COSTAS , nas nádegas e nas pernas.

Abaixo segue uma lista dos sinais e sintomas MAIS comuns da hanseníase:

1. Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer PARTE do corpo.

2. Área de pele seca e com falta de suor.

3. Área da pele com queda de pêlos, MAIS especialmente nas sobrancelhas.

4. Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele MAIS tarde.

5. Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés).

6. Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

7. Edema ou inchaço de mãos e pés.

8. Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

9. Úlceras de pernas e pés.

10. Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Alguns casos apresentam doença sistêmica (que afeta todo o organismo). Eles são mais avançados e muitas vezes o diagnóstico não é lembrado. Por isso é importante observar os sinais e sintomas descritos a seguir e, na hipótese diagnóstica de hanseníase, fazer um bom exame neurológico.

Os sinais e sintomas MAIS comuns nas formas MAIS GRAVES da hanseníase são:

1. Febre, edemas e dor nas juntas.

2. Entupimento, sangramento, ferido e ressecamento do nariz e olhos.

3. Mal estar geral, emagrecimento.

A doença se desenvolve lentamente, mas pode causar reações agudas (febre, caroços no corpo, inchaços) e neurites (dor e formigamento nos nervos, dormência, diminuição da força muscular das mãos e dos pés, acarretando prejuízo de movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com