TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hardware

Projeto de pesquisa: Hardware. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Um computador pode ser dividido em duas partes: hardware e software. Hardware é a parte física do computador, ou seja, os cabos, o wireless ou wired, etc. Para gerenciar os dispositivos de hardware, são utilizados softwares, a parte lógica de um computador. O software mais importante de um computador é o Sistema Operacional, ele configura processadores de texto, criação de planilhas, edição de vídeo, etc.

A palavra “hardware” pode ser utilizada para designar a parte física de outros dispositivos como, por exemplo, celulares, automóveis ou equipamentos hospitalares.

Para localizar os principais componentes de um computador, devemos procurar dentro do gabinete. Uma caixa metálica utilizada para organizar os elementos do PC. Os principais modelos de gabinete utilizados são o desktop e a minitorre (horizontal e vertical, respectivamente).

Essa caixa metálica é chamada também erroneamente de CPU (sigla que pode significar processador). O processador é o cérebro do micro, ele recebe informação de forma binária. É um circuito integrado (circuito eletrônico miniaturizado) responsável por realizar operações aritméticas, tomar decisões lógicas, processar e transformar informações que são enviadas para a placa mãe (conectado por socket) que por sua vez as envia para onde for necessário, por exemplo: impressora, monitor, etc.

• Core: o core é o núcleo da peça, que poderá ser core ou multicore dependendo da quantidade de núcleos que houver. Vale a pena ressaltar que num processador Core i7 da Intel, por exemplo, o “i7” não significa necessariamente que hajam sete núcleos, mas sim a linha de produção do produto.

• Cache: a memória cache é um item auxiliar que visa diminuir o tempo de transmissão entre o processador e outros equipamentos.

• Clock: é um sinal usado para coordenar ações do circuito eletrônico.

As principais fabricantes de processadores atualmente são a AMD e a Intel. A mais impactante diferença entre as duas empresas são os preços dos equipamentos e a sua conexão com a placa mãe, pois onde encaixa AMD, não encaixa Intel, e vice versa.

A memória RAM é a memória volátil do computador, ou seja, a memória que se perde quando o computador é desligado. Ela é responsável por armazenar os programas que estão sendo executados. “A quantidade de memória RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem memória RAM suficiente o sistema passa a usar memória swap (virtual) que é muito mais lenta.”

Fisicamente, a memória RAM é um pente com microchips instalados que variam barramento, capacidade e velocidade. Estes chips são formados pela repetição de uma estrutura de um par de um transistor e um capacitor.

Essa memória representa o contrário do disco rígido que é a memória não volátil do computador. O HD é um conjunto de pequenos componentes que trabalham juntos para permitir a gravação de dados sedimentados. Os dados no HD são gravados por meio de ondas magnéticas enviadas por um dispositivo chamado cabeçote, que fica localizado no braço, próximo ao atuador, que é responsável por movimentar o braço para que as cabeças possam exercer sua função no disco sem encostá-lo. Há também o motor (ou eixo) que fica no centro do disco, ele faz o disco girar a velocidades extremamente altas.

A placa de vídeo é um componente presente no computador que envia sinais do mesmo para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Na maioria das vezes, possui memória própria, com capacidade medida em octetos, estas são conhecidas como placas de video offboard.

Originalmente, as placas de vídeo eram dispositivos simples, que se limitavam a mostrar o conteúdo da memória de vídeo no monitor. A memória de vídeo continha um simples bitmap da imagem atual, atualizada pelo processador, e o RAMDAC (conversor de dados digitais da memória de vídeo nos dados analógicos entendidos pelo monitor) lia a imagem periodicamente e a enviava ao monitor. A resolução máxima suportada pela placa de vídeo era limitada pela quantidade de memória de vídeo.

Secundariamente, as placas passaram a suportar recursos de aceleração, que permitem fazer coisas como mover janelas ou processar arquivos de vídeo de forma a aliviar o processador principal (da placa-mãe). Esses recursos melhoraram bastante a velocidade de atualização da tela (em 2D), tornando o sistema bem mais útil.

Anos mais tarde, as placas deram o passo final, passando a suportar recursos 3D. Imagens em três dimensões são formadas por polígonos, formas geométricas como triângulos e retângulos em diversos formatos, permitindo uma maior sensação de realidade vivida através do monitor.

Ela é fundamental para o bom funcionamento do computador, pois só através da mesma os pixels são projetados na tela, formando uma imagem. Quanto maior a placa de vídeo, melhor irá ser a resolução da imagem projetada no monitor. Ela é conectada a placa-mãe através do AGP ou do PCI Express.

A placa-mãe é o componente mais importante do computador, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Ela é quem “diz” quais peças que seu computador aceita, como por exemplo, que tipo ou marca de processador, qual o máximo de memória RAM e vários outros componentes nela embutidos.

Ela é o dispositivo que tem mais probabilidade de apresentar defeitos, por este motivo, o bom funcionamento dos demais componentes depende do bom funcionamento dela, visto que inúmeros componentes são embutidos na mesma.

A fonte de alimentação é utilizada basicamente para transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua (AC) nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ela serve também como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com