TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Havaianas

Tese: Havaianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Tese  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

Empresa 1

Havaianas

O nascimento de Havaianas

A primeira Havaianas surgiu em 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha de Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.

Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzida pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. Em média dois, em cada três brasileiros, consomem pelo menos um par de Havaianas por ano.

De simplórias a ícone fashion, as sandálias Havaianas passaram por um processo de inovação que foi responsável por levar a marca a mais de 80 países, colocar 5,5 mil dos 17,5 mil funcionários fora do Brasil e trazer 33% da receita em moeda estrangeira.

Novo Mercado

Diversidade:

Havaianas, investe em novos produtos. A marca brasileira, produtora de chinelos de borracha, está dedicada a diversificar o seu portfólio e lançou as capas de borracha para iPhone e iPad no mercado europeu. As capas serão lançadas em rosa, amarelas e azuis - as cores básicas - e têm a textura dos chinelos, a imitar o formato do grão de arroz que também está impresso nas solas dos chinelos brasileiros.O primeiro sinal de diversificação da linha de produtos foi o lançamento das galochas Havaianas, numa primeira fase apenas no mercado europeu. A decisão foi um sinal de dedicação às especificidades de um mercado muito mais sazonal do que o brasileiro.As capas para iPhone e iPad serão vendidas apenas nas lojas da marca, numa primeira fase, avançou fonte da empresa.

Desenvolvimento de mercado:

A virada veio em 1994, com a forte concorrência dos chinelos de PVC lideradospelo modelo Rider, da Grendene, foi preciso adotar um novo posicionamento para alavancar as vendas e mudar sua imagem na mente dos consumidores. Investiu-se no design das Havaianas e a linha foi diversificada com a criação do modelo monocromático, batizado de Havaianas Top. O novo modelo, com tiras e solados monocromáticos, foi inspirado na moda inventada pelos surfistas brasileiros, que viravam as palmilhas de suas antigas havaianas a fim de deixar a face colorida voltada para cima. As sandálias apresentavam-se em cores fortes, eram ligeiramente mais altas no calcanhar do que o modelo original e possuíam nome gravado em relevo. O relançamento marcou o início de uma fase colorida.

Mercado Atual

Penetração no Mercado:

A opção de se atingir as classes com maior poder aquisitivo permitiria uma rápida penetração de mercado com volumes bem expressivos. Porém, esta estratégia estava sujeita a riscos uma vez que, a inserção em mercados de países desenvolvidos, poderia facilitar a copia por parte de concorrentes de baixo custo, tais como os chineses. Alpargatas optou por posicionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com