TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As cinco principais forças competitivas de Porter

Artigo: As cinco principais forças competitivas de Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  378 Visualizações

exploração de novas praças no país.

Mesmo perdendo espaço no varejo, o setor não deixou de ser competitivo, pelo contrário, passou a ser mais disputado. Segundo Porter ( 1996 ), o grau de concorrência em uma indústria é explicado por cinco forças competitivas básicas. Logo, a crescente competitividade no setor de lojas de departamentos poderia ser compreendida pelo maior entendimento dessas forças, advinda das alterações na estrutura econômica básica desta indústria.

Uma estratégia competitiva deve levar em consideração toda a estrutura econômica de uma indústria, pois esta influencia na determinação de regras de competitividade. O setor de lojas de departamento no Brasil tem um grau de concorrência elevado e suas empresas dotadas de uma série de estratégias competitivas que englobam, se não todas, mas no mínimo uma das cinco forças competitivas básicas da indústria.

Este setor tem passado nos últimos anos por uma série de reestruturações, todas com um único objetivo, adequar e ajustar as companhias a um cenário de competição mais acirrada e em constante mutação. Para Porter ( 1996 ), a essência da formulação de uma estratégia competitiva está em relacionar uma companhia ao seu meio ambiente.

Michael Porter (1996) relata que o grau de concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas básicas. Estas cinco forças são determinadas pela estrutura econômica básica da indústria. Logo, tal estrutura configura-se então como o pontoculminante da concorrência na indústria. O conjunto destas forças determina a rentabilidade ou potencial de lucro final na indústria.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com