TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Ford

Artigos Científicos: Henry Ford. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

Henry Ford(1863-1947)

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 na cidade de Springwells, aproximadamente 10 milhas a sudoeste de Detroit, hoje um distrito de Dearborn, Estado de Michigan. Seu pai, William Ford, nasceu próximo a Cork, Irlanda, e veio para a América em 1847. Muitos membros da familia Ford estabeleceram-se próximo a Dearborn. Mary Litigot, sua mae, nasceu nos Estados Unidos, filha de holandeses, e morreu quando Henry tinha doze anos de idade.

Frequentou escolas rurais até seus quinze anos, trabalhando na fazenda de seu pai depois das aulas e nos períodos de ferias escolares. Desde Cedo Demonstrou habilidades para a invenção, particularmente na mecânica. Ele cuidava dos reparos nas maquinas da fazenda de seu pai e atendia aos fazendeiros vizinhos, além de consertar relógios nos arredores de onde morava. Ford não tinha interesse no pagamento de seus trabalhos, simplesmente tinha grande curiosidade de ver como as coisas funcionavam mecanicamente. O conserto de relogios geralmente era feito a noite e secretamente, pois seu pai desaprovava a prestação de servicos de graça do filho, alem de desejar que Henry se tornasse fazendeiro. Em 1879 mudou-se para Detroit, conseguindo ali, após breves experiências nas lojas da Michigan Car Company, um emprego como aprendiz na James Flower and Brothers Machine, trabalhando dez horas por dia. Depois de um ano aproximadamente, passou a trabalhar na Detroit Dry Dock. Em poucos anos ele trabalhou em muitas empresas, não deixando nunca o conserto de relógios como trabalho paralelo. Por algum tempo chegou a frequentar a escola de comercio. Buscava sempre aumentar seus conhecimentos de mecânica tanto com a leitura quanto com a prática. Depois de seu aprendizado concluído, ligou-se à Westinghouse Engine, no sul de Michigan, sendo ali seu primeiro contato com um motor de combustão interna Otto, em 1885, quando o reparou e aproveitou para estudá-lo intensamente.

Em 1886 seu pai lhe ofereceu 80 acres de terra, com mata fechada e uma pequena casa. Ford aceitou e operou uma serraria, vendeu tabuas e reparou motores aplicados ás fazendas. A razão para seu retorno ao solo foi ter se tornado noivo de Clara J. Bryant, filha de um fazendeiro vizinho, com quem acabou casando. Construindo uma nova cassa, Ford instalou uma oficina onde tentou construir um arado a vapor. Conseguiu fazer um trator a vapor com uma motor de um cilindro, mas não podia fazer uma caldeira que fornecesse pressão suficiente sem que o motor ficasse muito pesado para o que visava. Desistiu de seu trator até que pudesse inventar um motor mais eficiente. Muitos tratores a vapor já existiam nesta época, mas o pensamente de Ford era na direção de um aparato simples, barato e econômico.

Em 1888 mudou-se novamente para Detroit, conseguindo um emprego na Edison Illuminating Company e tornou-se, dois anos depois deste retorno, engenheiro-chefe. Muito impressionado com o automóvel de Charles Duryea, que surgiu em 1982, e por artigos sobre motores em revistas americanas e britânicas, Ford direcionou seus objetivos para a construção de seu próprio modelo de carro em um pequeno galpão nos fundos de sua casa. Nesta pequena oficina ele trabalhou sete anos, usufruindo de sua associação com Charles B. King, um engenheiro já renomado. Na primavera de 1896 Ford completou seu primeiro carro. Ele tinha dois cilindros com 2,5 polegadas de diâmetro e curso de 6 polegadas, sendo dispostos lado a lado em torno do eixo traseiro e desenvolviam aproximadamente 4HP, os quais eram transmitidos do motor para um eixo por uma correia e do eixo para a roda traseira por uma corrente. Depois de rodar seu carro aproximadamente 1000 milhas, Ford o vendeu por 200 dólares de forma que pudesse construir outro, que fosse mais leve e forte. Por volta de 1899 ele havia feito três carros e, sentindo que havia ganho a experiência necessária, deixou a empresa de Edison, com o apoio deste ao desenvolvimento do projeto do ex-funcionario, e começou a fabricar carros como negocio, junto a dois sócios e com o apoio de um pequeno grupo de empresários: organizou, assim, a Detroit Automobile Company a qual era engenheiro-chefe.

A companhia acabou em 1900, depois que Henry Ford queixou-se que os diretores estavam indispostos a adotar a produção em massa de um modelo padrão. Com outro grupo, no ano seguinte, organizou outra companhia, que também fechou depois de produzir modelos de corrida impraticáveis. Com a cooperação do projetista Harold Wills e poucos ajudantes, continuou a construir carros de corrida, construindo o "999", com o qual Barney Oldfield disputou várias corridas e conseguiu vitórias e recordes quem renderam, principalmente, publicidade, e esta por sua vez permitiu suporte financeiro às idéias de Ford. Organizou a Ford Motor Company em 16 de junho de 1903, aliado a um empresário de carvão de Detroit, Alexander Y. Malcolmsom, e um pequeno grupo de investidores.

Desta vez possuía muito mais trunfos aliando seu próprio talento e de seu assistente, C. H. Wills, por sua vez assessorado pelo gerente de Malcolmsom, James Couzens (que mais tarde viria a ser senador por Michigan). O primeiro carro produzido pela nova companhia demorou um mês para ser vendido, mas a partir daí tanto os pedidos quanto a produção aumentaram rapidamente. Durante seu primeiro ano a companhia enfatizou os carros com dois cilindros e 8 HP com "chain drive", dos quais 1708 foram produzidos e vendidos a 850 dólares cada. Os primeiros lucros representavam um lucro de mais de 100 % do investimento inicial. Com esse dinheiro disponível foi possível melhorar os modelos, aumentar a produção e a venda de carros tornou-se a principal publicidade nacional. Mais de 5000 veóculos foram vendidos em 1904-1905.

Em 1905 Malcolmsom e Ford, apesar de concordarem que a companhia deveria concentrar suas atenções num único modelo, divergiam sobre qual: enquanto Malcolmsom defendia um modelo caro, Ford achava que um modelo simples seria mais interessante para os negócios. Essas divergências levaram Ford a assumir a presidência em 1906, a partir de quando pôde executar suas idéias. Por todos os anos seguintes ele travou uma batalha judicial, pois George Baldwin Selden tinha patente para a fabricação de uma locomotiva, que datava de 1879. A patente abrangia máquinas de estrada de um modo geral. Ford venceu na Corte Federal em 1911, embora houvesse tido sentença contrária em 1909.

Desde o início, Ford desejava construir um carro que custasse 500 dólares ou menos, mas foi decepção na venda do modelo K que o convenceu que um modelo de baixo preço representaria um futuro melhor. Nos anos de 1906-1907 ele implantou na companhia a política de produzir um carro padronizado e relativamente barato, que necessitasse um mínimo cuidado e custos em sua manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com