TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Minstzberg E Peter Drucker

Casos: Henry Minstzberg E Peter Drucker. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 11

HENRY MINSTZBERG – VIDA E OBRA

• Henry Minstzberg nasceu em Montreal no Canadá em 02 de setembro de 1939;

• Casado e tem duas filhas de um casamento anterior;

• Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade McGill University de Montreal;

• Trabalhou no departamento de investigação operacional das ferrovias canadenses antes de se doutorar em Gestão no MIT, Massachusetts Institute of Technology;

• Professor de Gestão na McGill University desde 1968 até os dias atuais;

• Escreveu mais de 140 artigos publicados e treze livros no seu nome.

Mintzberb é um ativo estudioso e autor muito produtivo, por isto destacamos aqui apenas alguns de seus estudos:

• As estruturas das Organizações e os Mecanismos de Coordenação;

• Os dez papéis que os gerentes desempenham em uma organização;

• As três falácias do Planejamento estratégico e

• As críticas de Mintzberg aos cursos de MBA.

Estruturas das Organizações e os Mecanismos de Coordenação

O resultado final dos objetivos de uma organização depende fundamentalmente de sua estrutura. Mintzberg diz que “A estrutura de uma organização pode ser definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é feita a coordenação entre essas tarefas”.

Segundo o autor o aspecto mais importante que define a estrutura de uma organização é a maneira como é feita a coordenação do trabalho. Ele apresenta cinco mecanismos de coordenação:

Ajustamento mútuo: coordenação do trabalho realizada pelo processo de comunicação informal entre operadores;

Supervisão direta: uma pessoa é responsável pela coordenação do trabalho das outras que ficam sob seu monitoramento e seguindo suas instruções.

Padronização dos processos de trabalho: Cada tarefa tem o seu processo especificado sendo, portanto, pré-definido o modo como o trabalho deve ser executado.

Padronização dos resultados: os resultados do trabalho também são especificados, por exemplo o resultado final de um produto ou a performance que a organização deseja obter em alguma tarefa.

Padronização das habilidades: tanto no nível operacional quanto em tarefas mais complexas as habilidades necessárias à realização da atividade são préviamente especificadas.

Estes mecanismos são utilizados em maior ou menor grau, conscientemente ou não em toda organização.

Mintzberg divide a organização em seis partes com base no tipo de trabalho exercido por cada uma delas:

Nível operacional – O principal mecanismo de coordenação utilizado neste nível é a padronização. Está relacionado à produção de produtos e ou serviços, inclui atividades de compras, distribuição, manutenção e todas atividades que fornecem suporte direto a produção.

Nível estratégico – Assegura a realização efetiva da missão da organização e atende as necessidades dos controladores da organização (acionistas, governo, empregados e grupos de pressão). É formado pelo presidente, comitês executivos, outros administradores de alto nível relacionados aos assuntos globais e trabalhadores que fornecem suporte direto para os mesmos tais, como secretárias e assistentes.

Nível intermediário - ficam entre o nível estratégico e o nível operacional. Têm a função de coordenar o trabalho do nível operacional.

Tecnoestrutura - analistas cuja função principal é tornar o trabalho na organização, mais efetivo, eficiente e eficaz, atuando através de planejamento do trabalho e estabelecimento de padrões de atividades para a organização além de treinamentos.

Assessoria de Suporte – Não fazem parte das operações essenciais da base, são unidades que existem para prover suporte à organização. são exemplos: restaurante, lavanderia de uma fábrica, recepção, cafeteria, relações públicas e assessoria jurídica.

Ideologia - É a parte viva da organização segundo o autor. Responsável pela elaboração, manutenção, disseminação e interiorização das ideologias e doutrinas do sistema de crenças da própria organização, não da sociedade que a envolve.

Os Dez Papéis Que Os Gerentes Desempenham Em Uma Organização

Em sua tese de doutorado Minstzberg afirma que o gerente além de planejar, dirigir e controlar possui outras responsabilidades gerenciais assumindo papéis de decisão, interpessoais e de informação.

Nos papéis de DECISÃO os gerentes desempenham a função de:

1. Empreendedor;

2. controlador de distúrbios;

3. administrador de recursos e

4. negociador.

Nos papéis INTERPESSOAIS:

5. Figura de proa

6. Líder

7. Instrumento de ligação

Nos papéis de INFORMAÇÃO:

8. Monitor;

9. Disseminador e

10. Porta-voz.

As três falácias do Planejamento estratégico

Dentre as contribuições do autor para a administração, destacan-se suas críticas sobre a forma de se fazer planejamento estratégico.

Mintzberg conclui que a estratégia não pode ser planejada, porque planejamento é análise e estratégia é síntese. É por essa razão, assegura o autor, que o processo fracassa de forma tão freqüente e dramática. Em seu estudo sobre planejamento estratégico, Mintzeberg aponta tres falácias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com