TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peter Drucker

Tese: Peter Drucker. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 5

“O maior benefício do treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.”

Peter Drucker

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal a análise comparativa a respeito da área de Recursos Humanos da empresa escolhida, com o foco na área de Treinamento e Desenvolvimento para capacitação de pessoas e retenção de talentos. O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total. Durante a leitura do trabalho será possível perceber que um Treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele efetivamente precisa atender. A análise realizada permitiu também traçar algumas sugestões de melhoria, com base no conhecimento adquirido durante as pesquisas realizadas para o referencial conceitual.1.1.3 Visão de Antônio de Lima Ribeiro sobre Recrutamento de Pessoal

Já para Antônio de Lima Ribeiro, a admissão de pessoal é um processo contínuo, onde vários indivíduos disputam uma posição no mercado de trabalho.

Da mesma forma que os indivíduos gostariam de saber de informações das organizações, as organizações analisam as informações dos candidatos antes da admissão.

O processo de admissão engloba 3 fases:

* Recrutamento

* Seleção

* Ambientação

Recrutamento: é um sistema de informações que visa atrair candidatos potencialmente qualificados para serem futuros funcionários da organização.

Seleção: é a escolha da pessoa certa para o cargo certo. Enquanto o recrutamento é um processo de coleta de informações, a seleção é um processo de comparação e decisão.

Para um bom recrutamento, segundo Antonio de Lima Ribeiro, não podemos recrutar ou selecionar pessoas sem a determinação do conteúdo da função ou do cargo. Convém lembrar que o propósito de uma boa seleção é colocar o indivíduo certo para uma função. Abaixo um roteiro com os principais itens para selecionar um candidato: 1. Escolaridade 2. Atribuições Principais 3. Informações Gerais 4. Responsabilidades 5. Condições de Trabalho 6. Forma de Recrutamento 7. Exigências

1.1.3.1 Como recrutar um funcionário

Temos 4 pontos para recrutar um funcionário:

1. Quantidade de candidatos; 2. Qualidade dos candidatos; 3. Permanência; 4. Custo do Recrutamento.

1.1.3.2 Recrutamento Interno

Para estimular o profissional interno, devemos primeiramente buscar novos talentos dentro de nossa companhia O recrutamento interno evita despesas com anúncios, honorários com agências de emprego, etc.. Além disso, o candidato já é conhecido e já foi observado pelo Gestor.

1.1.3.3 Recrutamento Externo

A empresa traz sangue novo e experiências novas, mantendo-se atualizada em relações às praticas adotadas em outras organizações. No entanto é mais caro que o recrutamento interno.

1.2 Seleção de Pessoal

Segundo Chiavenato a seleção de pessoas faz parte do processo de provisão de pessoal, vindo logo depois do recrutamento. O recrutamento e seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas faces de um mesmo processo.

A tarefa da seleção é escolher dentre os candidatos recrutados qual deles possuem os melhores requisitos para a vaga.

1.2.1 Conceito da Seleção

A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles que mais são adequados para os cargos disponíveis na empresa, visando manter a qualidade e desempenho de pessoal. Sob esse ponto de vista, a seleção visa solucionar dois problemas básicos:

* Adequação do homem ao cargo

* Eficiência e eficácia do homem no cargo.

1.2.2 Seleção como um processo de comparação

A seleção segundo Chiavenato (2009) é um processo de comparação entre duas variáveis.

Quando x é maior que y, dizemos que o candidato não atinge as condições ideais para ser escolhido. Quando x e y são iguais, dizemos que o candidato reúne as condições ideais para tanto, portanto é aprovado. Quando a variável y for maior do que x, o candidato reúne mais que as condições exigidas pelo a organização e, portanto torna-se super dotado para aquela procura.

1.2.3 Seleção como um processo de decisão

Feito a comparação entre as características exigidas pela organização e as oferecidas pelos candidatos, pode acontecer que vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com