TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Mintzberg

Resenha: Henry Mintzberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

Henry Mintzberg mostrou que tanto executivos como lí¬deres políticos trabalham em pequenos períodos de tempo: gasta-se, em geral, 60% do dia em reuniões marcadas com antecedência, que duram, em média, uma hora. O resto do tempo é altamente fragmenta¬do: trabalhos individuais em períodos de quinze minutos, telefonemas de seis minutos cada um, encontros não previamente agendados e percursos pelo escritório de dez minu¬tos cada. Concluiu, assim, que o trabalho administrativo é, principalmente, uma ativida¬de caracterizada pela brevidade, variedade e fragmentação. Os administradores falam com as pessoas a maior parte do dia, trocando informações, estimulando e orientando decisões, e atuando como figuras emblemáticas ou símbolos para a organização e seus valores. No entanto, quase todas essas observações de Mintzberg parecem ter sido feitas durante o período normal de trabalho do executivo. Os executivos que alcançaram posi¬ções de alto nível, porém, efetuam de fato um trabalho intelectual considerável: lendo, refletindo, questionando, em lances de mais de 20 minutos, mas fazem isso fora do horário normal de trabalho. Alguns executivos dedicam todos os dias duas horas a esse tipo de trabalho, seja em casa, seja no escritório antes que os colegas tenham chegado. Outros trabalham à noite, levando para casa grande quantidade de material para leitura, que eles submetem a um estudo crítico. Alternativamente, levam algumas horas, durante os fins de semana, falando com colegas e amigos sobre negócios, desenvolvendo e tes-tando idéias. Esse estilo de trabalho é comum a qualquer profissional cuja atividade é aplicar habilidade e conhecimento rigoroso e cuidadoso. Os médicos atendem os pacien¬tes em períodos de 15 a 30 minutos, com ocasionais tratamentos mais demorados. Os advogados movem-se de reunião em reunião, atendendo inúmeros telefonemas, inter¬rompendo o que fazem a todo instante. Esses profissionais não estão apenas agindo, mas solucionando problemas em tempo real com base em considerável educação e treina¬mento que obtiveram. A caracterização do trabalho administrativo ou gerencial como fragmentado é perfeitamente consistente com a aplicação profissional de habilidades e conhecimentos básicos que foram adquiridos ao longo de muitos anos e que são, então, burilados pela prática e pela educação contínua. Os administradores podem ser ao mes¬mo tempo atuantes e utilizar intensa atividade intelectual (Management Redeemed – Donaldson) .

Poderíamos acrescentar que planejamento, organização, coordenação, motivação, controle, formação da equipe e sua liderança não se fazem apenas dentro de um escritó¬rio, mas em qualquer lugar. Participando de reuniões, em contatos pessoais ou telefôni¬cos, em giros pelo escritório, por exemplo, o administrador está exercendo suas ativida¬des básicas e, provavelmente, utilizando intensos conhecimentos e habilidades intelectuais.

1.1.4 Aprende-se administração a vida toda

Fica claro, portanto, que a administração, da mesma forma que quase todas as áreas do conhecimento humano, requer permanente aprendizado. O campo é muito vasto, re¬quer conhecimentos diversificados, o ambiente muda, a ciência e a tecnologia evoluem, os processos produtivos se alteram e tudo isso requer permanente atualização dos conhe¬cimentos. Não se deve, porém, imaginar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com