TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades de gestão propostas por Henry Mintzberg

Seminário: Habilidades de gestão propostas por Henry Mintzberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Seminário  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

Gerente é a pessoa que tem a autoridade para dirigir as atividades relacionadas ao trabalho em uma determinada empresa, pois os mesmo é caracterizado como um ponto de referência da organização, onde executará papéis decisórios que engloba a resolução de problemas, alocação de recursos, tomada de decisões e visará a transmissão de informações dentro e fora da organização.

Segundo Henry Mintzberg gerentes além de planejar, dirigir e controlar, existe muitas outras funções e várias responsabilidades, que se forem adotadas pelo Sr. Bread proprietário-gerente da Padaria Q Pão pode melhorar o seu desempenho frente aos seus subordinados

As habilidades proposta por Henry Mintzberg são as seguintes:

1. Habilidade de relacionamento com colegas

Capacidade de manter relações formais e informais, especialmente no mesmo nível hierárquico, para atender seus próprios objetivos, mas sempre lembrando o contexto em que esta inserido.

2. Habilidade de liderança

Necessárias para a realização de tarefas que envolvem a equipe (orientação, treinamento, motivação, uso de autoridade), mas para isso o Sr. Bread desempenhar seu papel de Gerente

3. Habilidade de resolução de conflitos

Arbitrar conflitos entre pessoas e habilidade de tomar decisões para resolver disturbios.

4. Habilidade de processamento de informações

É necessário expressar bem suas idéias, com clareza e precisão e falar oficialmente como representante da empresa.

5. Habilidade para tomar decisões em condições de ambiguidade

Em sua maior parte, as situações que o gerente enfrenta são situações não estruturadas que precisam ser diagnosticadas e exigem do gerente a capacidade de decidir, em primeiro lugar, se é preciso decidir.

6. Habilidade de alocação de recursos

Definir, com critério, prioridades para a alocação de recursos.

7. Habilidade de empreendedor

Segundo Mintzberg, “estas habilidades envolvem a busca de problemas e oportunidades e a implementação controlada de mudanças organizacionais”

8. Habilidade de introspecção

Capacidade de reflexão e auto-análise. Entender o seu cargo e seu impacto para a organização, para Mintzberg, a capacidade de aprender com a própria experiência esta acima de qualquer outra técnica de parendizagem..

Passo 3

A Padaria Q Pão, possui muitos defeitos e isso implica na falta de qualidade, e para implantar o Total Controle de Qualidade, obrigatoriamente a qualidade deverá perpassar todas as unidades e linhas hierárquicas da empresa, se a excelência for de fato seu objetivo, segundo Armand Feigenbaum, conhecido como o pai do TQC.

O que deve ser mudado na empresa é necessidade de dar foco ao cliente, com melhoria contínua e participação de todos melhorando assim sua produtividade tornando-se assim mais competitivo no mercado, definindo assim produtos e serviços a serem oferecidos e estabelecimento claro de seus objetivos tanto físicos quanto financeiros, ou seja, definindo uma estratégia competitiva.

Para a implantação das normas da ISO 9000 o Sr. Bread deve seguir os seguintes requisitos:

1. Gerais: A padaria deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente sua eficácia de acordo com os requisitos dessa norma.

2. Documentação: A documentação de sistema de gestão da qualidade deve incluir um manual da qualidade.

3. Comprometimento da administração: A alta administração, neste caso o Senhor, deve fornecer evidencias do seu comprometimento no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com