TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herinaldo Jose

Trabalho Escolar: Herinaldo Jose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

1. Problemática

1.1Introdução

O interesse em identificar como o líder reflete nas relações interpessoais e consequentemente no ambiente de trabalho podemos, por exemplo, observar a história do imperador Constantino, onde em uma de suas batalhas em Adrianopla, resultou em um fato surpreendente, de união, força, fé, motivação e do inicio do cristianismo. Constantino tinha poucos soldados em comparação ao adversário, que tinham duas vezes mas, os soldados estavam apreensivos com a batalha que viria. Um dia antes da batalha Constantino teve um sonho, e nesse sonho uma voz dizia para que usa-se uma cruz ao invés do standard tradicional romano, no dia seguinte após acordar o general conversou com seus soldados contando o sonho que teve, de um modo que os incentiva-se, o discurso foi tão motivador e épico,na qual seus comandados reuniram forças e foram a luta saindo vitoriosos e ele então dedicou a vitória a Jesus Cristo. A partir desse fato e de outros, Constantino estabeleceu o Cristianismo como a religião oficial de todo o Império Romano e também tomou medidas para evitar que a fé cristã fosse destruída por perseguição externa ou por conflitos internos. Constantino não só preservou o Cristianismo como também deu um passo da maior importância para torná-lo a religião dominante da Europa.

A liderança de Constantino foi fundamental na Batalha, pois ele lutou lado a lado com seus soldados, mas se não fosse a sua maneira de liderar, observar, motivar e de impulsionar seus soldados nesse ambiente de muita tensão, eles não teriam superado as expectativas, e nem mesmo o rumo da história.

Em uma empresa o líder tem o dever de um comandante, ele deve ouvir manter a calma, manter um bom relacionamento interpessoal com seus liderados para que o ambiente de trabalho seja bom, o bom líder consegue que seus liderados façam coisas que eles acham impossíveis, faz com que se sintam bem, trabalhem, mas à-vontade e conseqüentemente elevem a produtividade e os lucros da empresa.

No decorrer do trabalho, veremos vários modelos de liderança, do autoritarismo ao democrático, voltado às pessoas, ambiente e empresa e seu relacionamento respondendo à problemática: Como o modelo de liderança adotado pela organização reflete nas relações interpessoais no ambiente de trabalho?

1.2 Objetivos

Identificar como o modelo de liderança adotado na organização afeta nas relações interpessoais.

1.2.1 Objetivos Intermediários

Identificar as habilidades e comportamentos que os lideres podem adotar.

Correlacionar às lideranças e as relações interpessoais.

1.3 Suposições

Com a globalização, as organizações estão, mas preocupadas, em fazer com que as pessoas permaneçam na empresa por um longo período, reconhecendo que a motivação esta diretamente ligada ao aumento da criatividade, produtividade e conseqüentemente o lucro.

É fato inquestionável, porém, que todos os líderes, na verdadeira acepção da palavra, não podem prescindir de habilidades para gerenciar pessoas e são diretamente responsáveis por estabelecer um clima sadio de relações interpessoais no ambiente de trabalho, fator indispensável para a formação de equipes eficazes. Trabalhar ao lado de pessoas positivas e animadas em um clima amistoso e tranqüilo é o desejo de boa parte dos profissionais. Mais que bons salários e benefícios, o bom clima organizacional é um dos fatores que mais elevam a motivação e, por conseqüência, a produtividade.

1.4 Delimitação

O estudo será voltado ao ambiente organizacional, demonstrando as relações interpessoais entre lideres e liderados, o que mudou com a globalização e como esses lideres afetam psicologicamente os liderados.

Também veremos a eficiência dos lideres, o comportamento de um funcionário motivado, e um comportamento e de um não-motivado, relação entre chefe e líder e suas características, Efeitos de liderança e liderança na organização.

1.5 Relevância

É importante identificar o relacionamento do líder com seus liderados, para melhor monitoração da organização e convivência entre os dois. O bom relacionamento interpessoal traz, mas lucratividade a empresa, e aumento de eficácia para atingir as metas.

Devendo observar o comportamento, principalmente com relação ao emocional de seus funcionários, para evitar complicações futuras para a empresa e atentar nos relacionamentos, pois um bom relacionamento ou ate mesmo um ruim afeta consideravelmente o ambiente de trabalho e as pessoas.

A história mostra vários lideres que mudaram o seguimento do mundo, que por sua vez, são seguidos por varias gerações, cada um desses lideres foram além,assumiram desafios,deixaram a sua marca e fizeram parte da evolução do mundo,as organizações do século 21 estão se adaptando a um modelo de liderança mas eficaz, estando mas preocupados com as relações humanas,pois percebem que as relações interpessoais deixam o ambiente de trabalho melhor, mas competitivo e saudável,elevando consideravelmente a autoestima das pessoas e melhorando os resultados da empresa.

1.6 Definições dos Termos

Liderança: Liderança é a habilidade de mobilizar outras pessoas e fazer com que essas caminhem ao encontro de determinado objetivo

Gestão de Pessoas: É a maneira pela qual a empresa se organiza para administrar o comportamento humano no trabalho. Para isso, a empresa se estrutura definindo a sua missão, valores, políticas e estratégias.

Relações Interpessoais: É um relacionamento entre duas ou, mais pessoas.

Motivação: Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns, acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

Globalização: Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

2. Referencial Teórico

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com