TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrostática

Seminário: Hidrostática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

O equilíbriohidrostático de um fluido tem o conceito na mecânica dos fluidos, significando um balanço entre o campo gravitacional e gradiente de pressão.

O fluido é um substancia que se deforma quando é submetida a uma tensão de cisalhamento.

Podemos encontrar os fluidos em líquidos, gases e plasmas. Os fluidos não resistem a deformação e apresentam a capacidade de fluir, sendo assim acabam tornando a forma de seus recipientes.

Essas propriedades são tipicamente da decorrência da sua impacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio e estático.

Um fluido que representa a resistência a redução de volume próprio é denominado fluido incompreensívele o fluido que responde a redução de seu fluido próprio a ser submetido a ação de uma força é denominado fluido compreensível.

As característica entre um solido e um fluido não é tão obvia, a distinção é feita pela viscosidade da matéria, exemplo:

Lama e mel pode ser ou não considerados como fluidos, dependendodo período e das condições no qual são observadas.

É costume identificarmos o fluido como substancia que podem fluir (como gases e líquidos). Quando um corpo esta totalmente ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, estará sobre uma força que dependera da porção do corpo que esta imersa. Isto pode ser visto se submergir a uma bola cheia de ar em um recipiente cheia de agua.

A força que faz a bola flutuar, parecendo queo corpo possui um peso menor que o peso real é denominado empuxo do fluido sobre o corpo, ou seja a bola.

Resumindo quando mergulhamos o corpo em um liquido, o corpo desloca uma quantidade de liquido igual ao seu volume e o peso deste volume de liquido deslocado é subtraído do peso do corpo pela força chamada empuxo. Portantoem um corpo imerso em um liquido atuam duas forças ambas com o mesmo centro de ação.

Bibliografia

http://essa.ipb.pt/grupofis/fluidosemferm.pdf

http://www.sofisica.com.br/conteudos/mecanica/estaticaehidrostatica/pressao.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com