TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hierarquia Das Necessidades De Maslow

Ensaios: Hierarquia Das Necessidades De Maslow. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Hierarquia das Necessidades de Maslow

C. Neponucemo

Ao analisar a pirâmide, nota-se que as necessidades humanas, que começam pela sobrevivência, passam pelo bem-estar, reconhecimento, auto-realização e, para serem atendidas, demandam cada vez mais sofisticados ambientes de conhecimento.

Para resolver, por exemplo, a base da pirâmide, que são as “necessidades primárias”, é preciso saber como adquirir comida, roupa, água, abrigo. Resolvido isso, passa-se para as etapas seguintes.

Imagine uma catástrofe como as recentes chuvas no Rio de Janeiro, onde os desabrigados, passam pelas diferentes etapas, da procura de um lugar para beber água ao próximo prato de comida, de onde vou dormir até começar a pensar, de novo, no recomeço da sua vida.

Para que isso seja possível, é preciso que um conjunto de informações sejam articuladas para responder a essas perguntas, que vão ficando cada vez mais sofisticadas, por exemplo:

a) a quantidade de pessoas que convivem no planeta, que por sua vez;

b) ampliam a quantidade de necessidades, que por sua vez;

c) exigem cada vez mais um sofisticado aparato de comunicação e informação para que possam ser atendidas no tempo em que a nova situação exige.

Há, assim, uma expansão da necessidade humana, que pode ser quantificada em produtos e serviços. A sofisticação do atendimento desse consumo entre a oferta e a demanda de conhecimento precisa entrar em equilíbrio.

A partir da pirâmide de Maslow é possível estabelecer uma relação entre a quantidade de pessoas do planeta e a exigência de ambientes de informação e de conhecimento cada vez mais complexos. Assim pode-se estabelecer a relação:

K x Y =Z, onde:

K= população

Y=necessidades humanas

Z= sofisticação dos ambientes de conhecimento

Quanto mais gente tivermos no planeta, mais demandas teremos de conhecimento. E, portanto, mais sofisticados deverão ser os sistemas de conhecimento.

EXPLIQUE: “A partir da pirâmide de Maslow é possível estabelecer uma relação entre a quantidade de pessoas do planeta e a exigência de ambientes de informação e de conhecimento cada vez mais complexos”.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »