TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hierarquia de Necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow)

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

Hierarquia de necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow):

A hierarquia de necessidades de Maslow, famosa e mais conhecida como Pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica que foi proposta por Abraham H. Maslow. Onde o mesmo propõe que todo ser humano deve seguir duas necessidades essenciais, que são elas pessoais e profissionais, e que cada pessoa terá que “escalar”, seguir uma hierarquia, onde determina que as necessidades de nível mais baixo devam ser realizadas antes das necessidades de nível mais alto, que diante disso terá sucesso e conseguir atingir sua auto-realização pessoal.

Maslow definiu um conjunto de cinco necessidades, essas que originaram a Piramide, detalhada na figura.

• Necessidades Fisiológicas (básicas);

• Necessidades de Segurança;

• Necessidades Sociais ou de Amor ;

• Necessidades de Estima;

• Necessidades de Auto-realização;

Pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Maslow tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas, utilizada na Psicologia Organizacional, onde empresas procuram entender as necessidades de realizações pessoais de seus colaboradores, e assim atingir um bom relacionamento com seus profissionais mantendo-os na organização.

Teoria dos Dois Fatores:

Foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg. A teoria teve por objetivo identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, fez entrevistas com diversos funcionários onde ele os questionou sobre o que os agradava e o que os desagradava nas empresas em que trabalhavam.

Logo Frederick, dividiu suas conclusões em dois fatores: motivacionais (que agradavam) e higiênicos (que desagradavam) dentro do ambiente de trabalho. Seus estudos buscavam entender a motivação e o comportamento das pessoas dentro das empresas.

Os Fatores higiênicos: São para identificar as condições físicas do ambiente de trabalho, benefícios, salário, clima organizacional, oportunidades de crescimento etc.

Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes e indispensáveis apenas para evitar que os funcionários fiquem desmotivados.

Os Fatores Motivacionais: São referentes às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluindo a liberdade de decidir como executar o trabalho, uso indiscriminado de habilidades, responsabilidade total pelo seu trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho. São os chamados fatores satisfacientes. Frederick defende que A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação.

Teoria X e Teoria Y:

A Teoria X e a Teoria Y foram identificadas por Douglas McGregor, são teorias opostas que vizam as relações entre os colaboradores e seu comportamento dentro de uma empresa.

A teoria X,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com