TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene E Prevenção No Trabalho

Dissertações: Higiene E Prevenção No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  6.677 Palavras (27 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 27

Curso de Aprendizagem

Regime Presencial

Técnico de Informática de Sistemas

UFCD 6669 – Higiene e Prevenção no Trabalho

Formadora: Carla Canhoto

Hoje em dia, todos nós sentimos necessidade de aumentar os nossos conhecimentos e as nossas competências em áreas que nos permitem ser melhores profissionais e cumprir as tarefas pelas quais somos responsáveis da forma mais correcta e eficiente. Para contribuir com o cumprimento deste objectivo que é comum a todos nós, este manual permite aumentarmos os nossos conhecimentos na área da Higiene e Segurança no trabalho. Temática que faz parte do domínio de formação: Desenvolvimento Pessoal e Social do curso de Aprendizagem, Presencial, de Técnico de Informática de Sistemas. Acrescento que a abordagem desta ufcd, será sempre feita, tendo em conta a área/profissão que o formando está a “especializar-se”, isto é, os conteúdos transmitidos, deverão ter sempre como exemplo a profissão de técnico de informático de sistemas.

Este manual foi elaborado para ser utilizado em acções de formação de Informática e destina-se a formandos oriundos de Centros de Novas oportunidades, abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 357/2007 e encaminhados para frequentar acções de formação de curta duração afim de completarem o 12.º Ano.

Assim sendo, a organização e orientação da acção de formação deve ir ao encontro dos interesses e das necessidades de cada formando, promovendo ao máximo a pedagogia diferenciada e o ritmo de trabalho de cada um.

Com a utilização deste manual, fomenta-se a aquisição de competências em várias ferramentas necessárias ao bom desempenho de várias tarefas. O manual começa por fazer uma introdução à saúde no trabalho, passando pelas abordagens das doenças profissionais e Acidentes de Trabalho, depois dos formandos perceberem como funcionam estes dois conceitos, estarão preparados para perceber os mesmos em termos estatísticos, isto é, o manual permitir-lhes-á interpretar dados estatísticos relativamente às doenças profissionais e acidentes de trabalho, de acordo com os vários setores económicos, bem como de acordo com outros parâmetros faixa etária, região, entre outros. Seguidamente, aborda os tipos de risco de cada acidente, o respetivo custo e a prevenção. Prevenção esta, que tem a ver com as formas de prevenir e combater acidentes/doenças profissionais. Numa 2.ª parte, fala de Ergonomia, com o a ciência que estuda a atividade do Homem enquanto trabalhador.

Esta acção de formação está organizada em 50 sessões de formação presenciais com duração de 3 horas cada uma.

Este manual deve sempre ser utilizado em conjunto com o conjunto de fichas que a formadora distribuirá sempre que achar pertinente.Os formandos deverão resolver cada exercício/ficha, passo a passo, de forma a cada um poder definir o seu ritmo de trabalho de acordo com os suas necessidades e com o apoio do formador. Os formandos serão “convidados” a resolver os exercícios no quadro, sendo que todos devem participar nessa resolução/correção.

Considero que a utilização conjunta destes dois suportes de apoio à aprendizagem trazem imensos benefícios pois desta forma contribui-se para o aumento das competências técnicas mas também das competências sociais, com é o caso da autonomia, da auto-estima e confiança.

As metodologias a ser aplicadas em cada sessão são a exposição, a demonstração, a aprendizagem pela descoberta, a interrogação.

No final da ação de formação é feito o balanço de competências, assim como a hetero-avaliação dos formandos através da observação do trabalho desenvolvido nas sessões de formação e da resolução dos exercícios resolvidos ao longo da acção de formação.

Conteúdos:

Saúde, doença e trabalho

• Saúde

• Doença profissional

• Acidentes de trabalho

• Doenças profissionais nos diversos sectores económicos

• Estatísticas de doenças profissionais e de acidentes de trabalho

• Distribuição de acidentes de acordo com localização da lesão, tipo de lesão, hora de trabalho, região, sector de atividade, idade

• Tipos de risco de acidente

• Custos dos acidentes

• Prevenção de acidentes

Ergonomia

• Postos de trabalho: sentado, em pé, misto

• Condições de trabalho: temperatura, ruído, humidade, ventilação, iluminação, poluentes químicos

• Técnicas de prevenção colectiva e individual

• Equipamentos de prevenção individual

• Movimentação de cargas: levantamento, transporte manual

• Regras de utilização de ecrãs de computador

1. Saúde, Doença e Trabalho

1.1 Saúde

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Tem como objetivos a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada.

As políticas de governo para a área de saúde do trabalhador devem definir as atribuições e competências dos diversos setores envolvidos, incluindo as políticas econômica, da indústria e comércio, da agricultura, da ciência e tecnologia, do trabalho, da previdência social, do meio ambiente, da educação e da justiça, entre outras. Também devem estar articuladas às estruturas organizadas da sociedade civil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com