TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene E Segurança Do Trabalho

Trabalho Escolar: Higiene E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 7

ENGENHARIA CIVIL

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MANAUS – AM

2013

ARISTONES BRAGA RODRIGUES

MAYSA PANTOJA SANT`ANNA

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MANAUS-AM

2013

LISTA 1.2

Alunos: ARISTONES BRAGA RODRIGUES, MAYSA PANTOJA SANT´ANNA.

Data: 11 de setembro de 2013. TURMA: ENG O81.

1. Explique por que o uso do conceito legal dificulta a elaboração de ações de caráter preventivo.

R: As empresas deixam de lado a gestão e segurança e saúde do trabalhador que deveria fazer parte da mesma e não ser tratada como um acessório que precisa ser mantido apenas para cumprir a legislação e deixando de considerar a segurança do trabalho algo a ser cumprido por força da lei para vê-la como parte do negocio, como um bem intangível que agrega valor ao produto ou serviço, tornando uma empresa destacada em seu ramo de negocio. As empresas se apegam ao conceito legal e esquecem que prevenção deve-se elaborar ações sistemáticas diárias para serem capazes de eliminar ou mesmo controlar os acidentes. Onde o ditado nos diz: “prevenir é melhor que remediar”.

2. Faça uma análise de sua situação de trabalho atual ou de uma situação próxima a você. Identifique os fatores presentes neste local que possam contribuir para a ocorrência de acidentes. Caso esses eventos possam ocorrer, que consequências acarretariam para o trabalhador e para a organização?

Na obra de fachada os funcionários utilizam de andaimes e equipamentos onde os mesmo ficam pendurados para a execução da obra, o grau de risco nestes tipos de trabalho é de 4º grau risco físico, os fatores que podem contribuir para a ocorrência de acidente são os maus usos dos cintos de segurança ou o tempo de vida de cada equipamento, as cordas se estão novas ou não, os andaime se estão enferrujados ou bem montados, o falta de treinamento e orientações para o uso dos equipamentos e a falta de uso dos EPIs, então, essas são as possíveis situações que podem gerar acidentes. Logo a realização de tais acidentes acarretaria para o trabalhador dano física tendo a capacidade de modificar suas características, podendo chegar à possibilidade de impedir suas necessidades pessoais e profissionais ou até mesmo chegar a orbito, já para a organização além de ficar com a imagem denegrida responde civilmente e criminalmente conforme a Lei.

3. Pesquise e identifique métodos de identificação e avaliação de riscos. Identifique 5 riscos de acidente (mecânicos, físicos, químicos, biológicos e ergonômicos) em sua residência

Mecânicos: faca, o mau manuseio para tais ferramentas pode ocorrer acidentes de corte.

Físico: o uso de aparelho de som muito alto, podendo gerar perda de audição com o uso inadequado frequente.

Químico: o uso frequente do sabão seja líquido ou em barra, podendo gerar alergias e irritações a pele.

Biológico: Vaso sanitário em precária utilização, onde o correto é a troca de no mínimo dois anos de uso.

Ergonômico: lavagem de roupas manualmente, podendo acarretar doenças tais como inflamações e outras.

Exemplos de riscos:

4. Cite os requisitos da OHSAS 18001:2007. Discorra sobre sua aplicação no contexto do ciclo PDCA

R: A Politica SST no OHSAS 18001: 2007 estar relacionado no PDCA a parte de planejar, onde que é estabelecendo forma clara de intenções em relação a segurança da saúde no trabalho sabendo o que será necessário sempre comprometida com relação a prevenção de lesões e doenças, sempre comunicando a todos que trabalham para que tenham ciente da politica que trabalha na empresa.

Planejamento OHSAS 18001: 2007 NO PDCA também faz parte de planejar. E a forma de identificação de perigo, avaliação de risco e determinação de controle, sempre esta programa de prevenção, e que o resultado dessa avaliação sempre deve ser levado em consideração avaliação de risco da determinação dos controles.

A Implementação e Operação OHSAS 18001: 2007 NO PDCA estar relacionadas à parte de Fazer. Onde deve garantir os recursos essenciais para sua implementação. A execução de tudo que foi planejado conforme a SST.

Verificação da OHSAS 18001: 2007 estar relacionado no PDCA à parte de Verificar (CHECK) onde a organização devem estabelecer procedimentos para monitorar o grau de atendimento aos objetivos de SST da organização. Trançando esses procedimentos a organização deve assegurar que as auditorias internas dos sistemas de gestão do SST sejam realizadas em intervalos planejados.

Analise Critica Pela Alta Administração da OHSAS 18001: 2007 estar relacionado no PDCA à parte de Agir (Act) onde Analise Critica realizada pela direção deve incluir quaisquer decisões e ações relacionada possível mudanças relacionada a politica SST e pela Alta Administração e que devem rever o sistema de gestão da SST da organização para que possa se adequar a necessidade de melhorias continuas a saúde do trabalhador.

5. Discorra sobre as principais características das diversas técnicas de identificação e Análise de Riscos.

Técnica de Incidentes Críticos: uma técnica utilizada para identificar os erros às condições inseguras que possam contribuir para os acidentes ou lesão. Ela utiliza pessoas de vários setores da empresa. Onde essa seleção visa busca uma amostra das diferentes categorias de risco. Na técnica tem entrevistado que interroga varias pessoas da empresa para saber a opinião de cada sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com