TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene E Segurança Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Higiene E Segurança Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PROPOSTA

Antônio de Tal foi contratado sob as normas da CLT, pela empresa SIDEFORM – SIDERÚGIA, para operar um forno. Você como profissional de segurança do trabalho deve elaborar o manual de segurança do trabalho (quais os equipamentos de proteção individual EPI’S que o contratado deve usar no seu dia a dia) e o treinamento em parceria com a CIPA, com base na norma NR1, visando o dar o melhor desempenho para o empregado, uma vez que a rotina de trabalho de uma siderúrgica é extremamente desgastante. Você deverá também criar o mapa de riscos do setor de produção.

Todas as empresas devem obrigatoriamente oferecer e disponibilizar gratuitamente equipamentos de proteção individual que seja adequado e compatível ao nível de ameaça e riscos da atividade, em absoluta condição de funcionamento e com total qualidade, assegurada por fornecedores em plena idoneidade, conforme estabelece o art. 167 da CLT:

“Devem ser adquiridos pelos fornecedores idôneos, que possuam Certificado de Aprovação da Secretaria Nacional do Trabalho. A aquisição dos EPI sem a aprovação da SNT, não atende os requisitos exigidos pela Portaria nº 3.214/78, daí sujeito a multas pela Fiscalização do Trabalho”.

Para tanto, as especificações e peculiaridades atribuídas ao trabalhador que atua diretamente no setor de produção de uma empresa de Siderúrgica, exigem EPIs adequados e recomendados para atividade, a fim de evitar quaisquer danos e riscos imediatos á integridade dos empregados permitindo assim, que eles estejam protegidos e prevenidos de acidentes e possíveis imprevistos. Para o operador de forno, são exigidos:

Protetores para Cabeça (Crânio)- Protegem contra o impacto de objetos e materiais que podem vir a ferir e causar danos ao Crânio. Além de prevenir possíveis agentes térmicos e eventuais descargas elétricas. O equipamento sugerido neste caso é o capacete, que deve ser usado com o capuz ou a balaclava na altura do pescoço, que previne contra riscos de produtos químicos e agentes abrasivos assim como de origem térmica.

Proteção de Olhos e Face- Protetores oculares contra partículas volantes, como poeiras e vapores nocivos, produtos químicos de alta radioatividade, como as infravermelhas e ultravioletas provenientes da fusão de metais, luzes solar e forno, além de luminosidade intensa. Protetores Faciais para inibir a ação de partículas nocivas, proteção de impactos e calor radiante.

Proteção Respiratória- deve ser utilizada onde há grande ausência e escassez de oxigênio além da grande quantidade de produtos tóxicos e contaminantes. São disponibilizados para tais situações onde as vias respiratórias podem ser atingidas, os respiradores (Máscaras):

Filtros mecânicos que protegem contra partículas suspensas no ar, assim como poeiras, vapores e resíduos metálicos, neblinas e nevoas.

Filtros químicos que protegem contra gases ou vapores de baixa concentração.

Filtros Combinados que são utilizados nos casos de pulverização de agentes químicos como agrotóxicos e na pintura a revolver.

Proteção Auditiva- Protetores auditivos e auriculares (Circum- auricular) que irão prevenir contra níveis de pressão sonora altamente nociva, permitindo uma redução drástica nos ruídos ambientais do setor.

Proteção de tronco- É obrigatório para a prevenção contra chamas e o calor excessivo do forno, a alta umidade e respingos de ácidos. É indicada a utilização de vestimentas de origem térmica, como aventais de Amianto, calças e jaquetas especiais para a função de forneiro.

Proteção para membros Superiores- Luvas de couro para a proteção contra agentes abrasivos, objetos cortantes e perfurantes, agentes térmicos e elétricos e radiações que podem vir a causar condições altamente perigosas á vida e a saúde do forneiro. Outro item indispensável é manga ou mangote de amianto, que é também indicado para profissionais que trabalham com a fundição, manuseio de materiais cortantes, usinagem e aos demais que são expostos ao calor excessivo, pois protege o braço e o antebraço contra possíveis agentes cortantes e térmicos, além de possíveis choques elétricos.

Proteção para os membros inferiores- Calçados e perneiras são adequados para trabalhadores que estão sujeitos ao calor radiante e superfícies quentes e cortantes, queimaduras, agentes químicos e abrasivos.

Proteção do Corpo inteiro ou de proteção coletiva- minimizam os riscos e os níveis de periculosidade dos empregados em meio á realização das atividades. Para o forneiro é apropriado á utilização de macacão de segurança para a proteção do tronco, membros superiores e inferiores para proteção contra o calor excessivo e agentes causadores de riscos.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas á prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com