TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene E Segurança Do Trabalho

Artigos Científicos: Higiene E Segurança Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  1.419 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho

Curso: Turismo

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Sabemos que o acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício de trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária. (Fonte: Disponível em: <http://www.centraljuridica.com/modelo/288/peticao/acao_de_indenizacao_por_acidente_de_trabalho_reducao_da_capacidade.html>. Acesso em: 27 mar. 2013)

Em relação aos acidentes trabalhistas, faça uma pesquisa em jornais, revistas ou internet sobre as causas de acidente de trabalho na área turística no Brasil. Nesta atividade de avaliação à distância, você deverá produzir um texto único, de até 02 laudas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos: (3,5 pontos)

a. Identificar em que área (ramo, empresa, profissão) é comum os acidentes, pontuando quais são as maiores causas. Apresente no mínimo 05 causas. (1,0 ponto)

:

b. Apresente soluções para evitar esses acidentes, fundamentando-as. (1,5 pontos)

c. Existe algo já sendo feito em relação à redução dos acidentes de trabalho? Explique. (1,0 ponto)

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto.

* Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo;

* O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa;

* Os textos motivadores não devem ser copiados;

* Deve apresentar, título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

* Cite as fontes da sua pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/af35ec01-f477-410f-aa54-445c1bed59bc/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2012.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências.

A atividade hoteleira desenvolveu-se no Brasil em meados do século 18 e desde então vem se aprimorando, revelando-se uma complexa atividade. É considerada a base de sustentação do turismo. Por tal reconhecimento, tem sido exigida da atividade hoteleira uma melhoria constante dos seus produtos e serviços para atender à demanda dos clientes cada vez mais informados e exigentes.

Perder um bom trabalhador devido a uma lesão não só pode ser ruim para a empresa, como o recrutamento e a formação de alguém que o substitua custam dinheiro. Um dos ramos que é comum acontecerem acidentes de trabalho e na área de restaurantes. Algumas causas em acidentes e como preveni-los:

Facas e objetos pontiagudos: Deve ser valiado o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal. As facas devem estar afiadas e ser mantidas em boas condições. Lavá-las separadamente. Utilizar uma faca adequada à tarefa que vai executar. Utilizar uma prancha de corte adequada e não escorregadia. As facas devem ser guardadas num bloco para facas, numa prateleira para facas adequada ou numa banda magnética fixada a parede. Forme os trabalhadores para utilizar maquinaria em segurança. Certificar se de que todas as máquinas têm proteções integradas e de que todos os trabalhadores as usam quando se servem do equipamento. As cortadoras devem ter protetores de polegares e dispositivos para o final das peças. Os botões para desligar devem estar muito acessíveis.

Substancia perigosa: Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal. Os agentes de limpeza devem ser mantidos, exclusivamente, em recipientes cuja forma ou designação não permita qualquer confusão com alimentos. Os recipientes que contêm agentes de limpeza devem ser marcados para que o risco possa ser reconhecido por todos os utilizadores. Quando são utilizados agentes de limpeza perigosos, deve ser usado equipamento de proteção. O equipamento de proteção pessoal deve incluir máscaras de proteção ou óculos de segurança, eventualmente uma proteção contra a inalação, luvas de proteção, avental de borracha e botas de segurança. Devem ser fornecidas instruções de utilização que definam os riscos desses agentes de limpeza perigosos para as pessoas e para o ambiente, bem como as medidas de prevenção e as normas de conduta necessárias. A forma mais eficaz de proteger os trabalhadores do fumo passivo é a criação de zonas para não fumadores. Se tal não for possível devem ser instalados bons sistemas de ventilação.

Ruído excessivo: Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal. Eliminar os ruídos perigosos no local de trabalho e usar equipamento de proteção auricular adequado.

Queimaduras: Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal. Usar um tabuleiro ou um carrinho para servir líquidos quentes, travessas ou utensílios. Advertir os empregados de mesa e os clientes da presença de pratos quentes. Coloque janelas na porta da cozinha, para garantir a circulação em segurança dos empregados de mesa. Informe os trabalhadores sobre boas técnicas no manuseamento de peças quentes, como, por exemplo, a de levantar as tampas dos tachos a alguma distância do corpo. Manter as asas das frigideiras ou dos tachos viradas para o interior do fogão. Agarrar as peças quentes com a ajuda de pegas de pano seco.

Riscos de incêndio: Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal. Manter o equipamento elétrico em boas condições e proceder regularmente a sua verificação. Equipar as fritadeiras com termostatos, a fim de prevenir o sobreaquecimento. Limpar as torneiras de óleo, exaustores e filtros. Assinale as saídas de emergência e mantenha-as desobstruídas. Colocar e verificar os extintores de incêndio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com