TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene do trabalho ou higiene ocupacional

Por:   •  22/5/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é a ciencia e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuizos á saúde ou ao bem estar, ou desconfortos significativos entre trabalhadores ou entre cidadãos da comunidade (Spinelli, 2006). Para Asfahl, a higiene ou saude do trabalho trata-se de efeitos crônicos provenientes do ambiente laboral que podem ser adquiridos pelos empregados mediante a realização de suas atividades e/ou tarefas, efeito esse que se sendo uma deteriorizaçã a curto médio e longo prazo devida a exposição e sucetividade de cada trabalhador. Ja Chiavenato (1998) conceitua higiene do trabalho como um conjunto de normas e procedientos que visa á proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes á tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

A finalidade da higiene do trabalho é analizar o ambiente de trabalho, primeiramente para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e posteriormente na validação do pagamento de adicional de insalubridade segundo a legislação vigente Portaria 3.214 / 78 - Normas Regulamentadoras, especificamente na NR-15, porém sempre visando à eliminação ou controle de riscos, reduzindo o absenteismo por doença e motivação através de um ambiente livre de medo para se trabalhar.

A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças. Segundo Chiavenato (1998) a higiene do trabalho esta diretamente ligada com as condições do ambiente de trabalho e a exposição aos seus riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com