TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hiperatividade

Trabalho acadêmico: Hiperatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

Hiperatividade

INTRODUÇÃO

No dia a dia da sala de aula nos deparamos com alunos agitados, que tomam os brinquedos de seus colegas, andam o tempo todo de um lado para o outro e não conseguem ficar muito tempo sentado, no mesmo lugar, não terminam as tarefas solicitadas, e em algumas vezes chegam a ser agressivos.Esse comportamento geralmente é confundido com indisciplina, é característico de um distúrbio de atenção que atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes de todo o mundo: A hiperatividade.

Esse artigo busca orientar pessoas, principalmente pais e professores sobre o TDAH usando as teorias de Vigotsky .

3° parte Problemática

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é hoje um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Estima-se que ele apresente uma das principais fontes de encaminhamento de crianças ao sistema de saúde (Barkley, 2008). A compreensão conjunta das bases bioló- gicas e comportamentais que contribuem para o desenvol- vimento e manutenção dos comportamentos clássicos deste transtorno parece ser fundamental para a implementação de terapias mais eficazes. Ademais, a alta freqüência de diag- nósticos de TDAH (e.g., Louzã Neto, 2010) conduz a uma re- flexão crítica do processo de avaliação, intervenção, além de práticas educativas no acompanhamento de crianças e jovens tanto na família como no sistema de educação. As mudanças na família, a sofisticação do sistema de comunicação, o alto número de crianças e jovens por sala de aula constituem-se apenas em alguns dos potenciais fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de comportamentos de risco, os quais podem ser precipitadamente classificados em diagnósticos psiquiátricos (e.g., Neves, 2008). Embora o termo TDAH seja correntemente utilizado em contextos clínicos, acadêmicos, familiares e sociais, esta nomenclatura sofreu grandes alterações nas últimas décadas, sobretudo em função de uma melhor compreensão de suas bases etiológicas e de tratamento.

A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças,adolescentes e adultos.Os sistemas caiam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem,memória e habilidades motoras.

Sabe-se que o fato que mais caracteriza a hiperatividade é a pouca capacidade da criança em se concentrar e prestar atenção no que está fazendo sem se distrair com outros estímulos externos .

As crianças hiperativas estão sempre em movimento,sempre fazendo algo e são incapazes de ficar quietas,são facilmente distraídas ,tem dificuldades em prestar atenção e aprender.

Os professores e pais de uma criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção,impulsividade,instabilidade emocional.

Lev Vygots estudou teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e a relação entre o pensamento ,enfatiza que a aprendizagem é um processo social.Tendo-se por a afirmação de Vygostky no sentido de que ,no processo de aprendizagem e desenvolvimento ,para cada passo que da adiante no aprendizagem e desenvolvimento,para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com