TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamentos Indicativos Do Transtorno De déficit De Atenção E Hiperatividade Em Crianças: Alerta Para Pais E Professores

Exames: Comportamentos Indicativos Do Transtorno De déficit De Atenção E Hiperatividade Em Crianças: Alerta Para Pais E Professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  6.771 Palavras (28 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 28

Resumo

Este trabalho consta de pesquisa bibliográfica sobre as características, causas, tratamento e orientações sobre como lidar com o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na infância. Sabe-se que, em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com as demais crianças, pais e professores. Os portadores não conseguem realizar os vários projetos que planejam e são tidos como "avoados", "vivendo no mundo da lua", geralmente "estabanados" e com o "bicho carpinteiro". A criança portadora de TDAH, nos demonstra com mais precisão as características da doença em idade escolar, e sendo assim, a compreensão do fenômeno TDAH, é importante para preparar o professor para lidar melhor com seus alunos e ser capaz de diferenciar a hiperatividade de um comportamento indisciplinado. Confirmamos pela literatura pesquisada que pessoas com TDAH passam boa parte de sua vida sendo consideradas incapazes, tendo sua auto-estima rebaixada apresentando dificuldades em relacionar-se socialmente. Acreditamos que as escolas ainda deixam muito a desejar, confundindo TDAH com indisciplina, má vontade, preguiça, má fé. O próprio amadurecimento do nosso conhecimento através da realização da pesquisa evidenciou que a ação pedagógica do professor não pode ser definida isoladamente senão em contato com médicos e terapeutas que fazem o tratamento da criança hiperativa e/ou desatenta, uma vez que condutas diferenciadas devem ser assumidas em cada caso particular. A partir desta pesquisa, sugerimos que poderiam ser veiculados através dos meios de comunicação orientações sobre o TDAH e paralelamente a isto, serem programados cursos, palestras sobre TDAH, voltada para professores (principalmente do ensino fundamental), pais (de indivíduos com TDAH) e interessados em geral.

Unitermos: Hiperatividade. TDAH. Déficit de aprendizagem. Hipercinesia. ADD. ADHD.

Introdução

No cotidiano escolar o professor depara-se com uma série de dificuldades. Podemos mencionar questões financeiras, problemas no preparo profissional, falta de reconhecimento da profissão por parte de governantes e mesmo da clientela, dificuldade de aprendizagem dos alunos, questões comportamentais, entre outras.

Entendendo que o professor de Educação Física está inserido neste contexto, que tem como princípio fundamental trabalhar o movimento respeitando as individualidades e limitações de seus alunos, e sabendo que cada aluno é detentor de características específicas no seu "eu", buscamos compreender neste trabalho o fenômeno TDAH, verificando possibilidade de preparar o professor que atua com estas crianças para ser capaz de diferenciar a hiperatividade de um comportamento indisciplinado.

Os sintomas da indisciplina e da hiperatividade são semelhantes, mas há diferenças comportamentais que diferenciam a hiperatividade.

A criança portadora do TDAH, nos demonstra com mais precisão as características da doença em idade escolar. O profissional da educação é um dos mais indicados para encaminhar crianças para um diagnóstico especializado deste problema devido à sua convivência cotidiana com a criança em situações grupais. Mediante a constatação do problema, o educador deve informar aos pais orientando qual o procedimento a ser seguido.

Esta pesquisa visa identificar os comportamentos indicativos da hiperatividade de forma a alertar pais e professores sobre a necessidade de identificá-los e encaminhá-los para tratamento especializado. Metodologia

O trabalho consta de uma revisão da literatura sobre os possíveis indicadores do distúrbio da hiperatividade que possam ser detectados no comportamento dos alunos, dando condições ao professor para encaminhá-los a uma orientação especializada.

Foram utilizados, como fonte de pesquisa, sites da Internet buscando como palavras chave: Hiperatividade, TDAH, déficit de aprendizagem, hipercinesia, ADD (attencion deficit disorder), ADHD (attencion deficit disorder hyperactivity), resumos de conferências educacionais, livros e enciclopédias que remetiam-se ao tema, e a escolha de uma maior quantidade de materiais nacionais serviu para ilustrar que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, no Brasil, tem se fundamentado cada vez mais com uma maior significância. O critério para a escolha dos textos referendados na pesquisa foi o de comparação por nível de significância.

Resultados

Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

1. Características

O TDAH é uma doença que afeta de 3 a 5 % da população escolar infantil , comprometendo o desempenho, dificultando as relações interpessoais e provocando baixa auto-estima. (SMITH e STRICK, 2001).

As crianças com TDAH são freqüentemente acusadas de "não prestar atenção", mas na verdade elas prestam atenção a tudo. O que não possuem é a capacidade para planejar com antecedência, focalizar a atenção seletivamente e organizar respostas rápidas.

O TDAH é um problema comum e se caracteriza por dificuldades em manter a atenção, inquietação acentuada (por vezes hiperatividade) e impulsividade. É também chamado de DDA (Disfunção de Déficit de Atenção).

O TDAH na infância, dos 6 aos 10 anos, em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com as demais crianças, pais e professores. Os portadores não conseguem realizar os vários projetos que planejam e são tidos como "avoados", "vivendo no mundo da lua", geralmente "estabanados" e com o "bicho carpinteiro". Muitas crianças tem um comportamento desafiador e opositivo associado, não respeitam limites e enfrentam ativamente os adultos.

É considerado também como um distúrbio biopsicossocial, ou seja, parece haver fortes fatores genéticos, biológicos, sociais e vivênciais, que contribuem para a intensificação desse problema. O TDAH seria, para o portador, uma maneira diferente de pensar, ocasionando graves dificuldades de relacionamento.

A quantidade e o ritmo de movimentos acima do normal, também causa dificuldades. A movimentação da criança é tanta que ela precisa ser vigiada o tempo todo, pois corre riscos de se envolver em situações perigosas. A criança hiperativa tem mais energia e menos necessidade de sono e repouso.

Geralmente os hiperativos, quando bebês, se mexem muito durante o sono, são estabanados quando começam a andar, podem apresentar um retardo na fala e trocam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com