TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hiperatividade

Exames: Hiperatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

HIPERATIVIDADE OU TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Professor–Tutor Interno: Márcia

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Educação Física – Seminário II

20/03/15

RESUMO

Este trabalho mostra o que é hiperatividade e déficit de atenção, acrescentando informações de maneira mais clara, mostrando a realidade e os problemas que as pessoas causam diante desses distúrbios, problemas que invés de serem solucionados na família e na escola, não são. O despreparo e a falta de conhecimento acaba os prejudicando, o dialogo entre a escola e a família podem os ajudar, observando as crianças desde pequenos, se tiver algum relato ocasionado por esses distúrbios, procurar um profissional especializado sempre seguindo suas orientações , para que todos possamos ter um bom convívio social e necessário olhar para o próximo como a si mesmo tendo sempre respeito e compreensão sem qualquer tipo de preconceito.

Palavras-Chave: Hiperatividade. Transtorno de Déficit de Atenção. Desafio.

JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ao crescente número de crianças com TDAH na escola, e também devido as dificuldades que os professores encontram, no decorrer do ano letivo, para lidar com crianças que sofrem com esse transtorno.

Uma das principais características observadas nos alunos com TDAH é a desatenção, hiperatividade, dificuldade de se relacionar com as pessoas, impulsividade, porém as instituições de ensino não dispõem de uma equipe técnica e o conhecimento do professor para identificar os alunos com TDAH para estes serem encaminhados para um profissional especializado. Frequentemente as crianças são diagnosticadas na idade da pré-escola e com dificuldades de concentração, o TDAH pode causar graves consequências para quem não é tratado logo na infância, entre eles: transtorno psiquiátrico, abuso e dependência de drogas, transtorno de personalidade, ansiedade e depressão.

É importante um esclarecimento de pais e educadores para assim tornar possível um relacionamento agradável e produtivo para todos os envolvidos. Visto que crianças desatentas e agitadas causam constrangimento a seus pais e professores apresentam dificuldades de aprendizagem e de comportamento. Portanto, acredita-se na possibilidade de ajudar a minimizar os obstáculos no cotidiano escolar desses alunos e professores. Pois a falta de conhecimento da família e dos educadores sobre esse assunto são alguns dos fatores preocupantes no momento. Sendo assim este tema é de grande relevância, sócia econômica educacional e se constituem num desafio para os educadores.

1 INTRODUÇÃO

Num mundo em que se fala tanto em respeito à diversidade, não se pode esquecer que ninguém é igual a ninguém e nós enquanto educadores, temos nossa parcela de responsabilidade junto a instituição escolar no desenvolvimento da cidadania em respeito às diversidades. Diante dessa perspectiva, se faz necessário refletir sobre uma educação voltada para a inclusão, que atenda educandos cujas necessidades possuem determinadas particularidades e requerem uma atenção especial.

O presente trabalho buscou através de pesquisa bibliográfica, abordar o tema Hiperatividade ou Transtorno de Déficit de Atenção como também é denominado, no contexto escolar e as dificuldades encontradas por educandos e educadores no processo ensino-aprendizagem. Apresentamos a partir do capítulo dois o conceito de hiperatividade e nos capítulos subsequentes abordamos algumas causas para o surgimento desse transtorno, como pode ser identificado, como se comporta uma criança hiperativa, as dificuldades encontradas na convivência escolar e sua relação com a escola.

Embora a hiperatividade seja muito discutida no meio educacional, ainda é pouco conhecida por profissionais da área da educação e muitas vezes é erroneamente confundida com indisciplina e falta de limites. É um transtorno neurobiológico que acompanha o indivíduo desde a infância até a fase adulta e que apresenta características como desatenção, agitação, impulsividade e agressão. Em geral, as crianças que apresentam essas características são rotuladas como sem educação ou mal criadas. É nesse momento que o professor passa a ser a peça fundamental nesse processo, para observar e identificar a diferença entre falta de disciplina e hiperatividade. Para tanto, se faz necessário que o mesmo possua o mínimo de conhecimento possível nesta área. O transtorno de déficit de atenção atinge principalmente crianças e entre suas consequências está o comprometimento da aprendizagem do aluno.

A hiperatividade é um transtorno que está cada vez mais frequente nos ambientes educacionais, portanto, um desafio para educadores, pais e instituição escolar, pois é necessário que se promova a inclusão desses indivíduos para que os mesmos tenham uma vida dentro da normalidade.

Alunos com hiperatividade ou transtorno de déficit de atenção, são crianças que não podem ser rotuladas de acordo com suas capacidades e limitações. Cabe a escola lhes proporcionar um espaço de inclusão e ao professor tornar a sala de aula um ambiente acolhedor e propicio ao conhecimento.

2 HIPERATIVIDADE

A hiperatividade também é conhecida popularmente como Transtorno de Déficit de Atenção, e afeta milhares de pessoas sejam crianças, adolescentes ou adultos. Em geral, se manifesta na infância e estudos dão conta de que a hiperatividade é mais comum em meninos do que em meninas. Nas meninas, as características mais marcantes são problemas de humor e emoção enquanto que nos meninos os problemas são desatenção, agitação, impulsividade e agressão. Segundo os autores Rohde e Benczick, a hiperatividade é:

“Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com