TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipermercado Hortedan

Trabalho Universitário: Hipermercado Hortedan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE OSASCO

CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

JOSÉ WILAMI DE MORAIS – RA 9510357024

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas: Matemática e Processos Gerenciais.

TUTOR EaD FELIPE ROSSI

OSASCO / SÃO PAULO

2014

INTRODUÇÃO

Varejo, comércio varejista, vendas para o consumidor final são expressões equivalentes para se referir a setores do comércio que tem por objetivo vender diretamente para os consumidores finais. Sua atividade, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil é de capital importância, por ser uma importante fonte provedora de empregos. SANTIAGO, Emerson. Comercio Varejista. Disponível em: < www.infoescola.com/economia/comercio-varejista/>.

O Hipermercado Hortedan é uma empresa regional que inicio seus trabalhos como um supermercado, e após vinte anos já ocupava 70% do mercado na sua cidade em vendas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e produtos alimentícios. A empresa tem como objetivo se tornar uma rede com abrangência estadual, porém após a análise feita pela consultoria, o conselho executivo da empresa entendeu que se faz necessário, programas de capacitação e incentivo aos colaboradores da empresa.

Baseado no resultado da consultoria foi constatado que a empresa necessita de mudanças, e para criar uma filosofia de trabalho que agregasse valor a todos os colaboradores, foi extraído um pouco de cada Teoria da Administração, adequando-a aos dias atuais, de acordo com o que a empresa necessita.

Este trabalho tem como finalidade, remodelar o quadro estrutural de colaboradores da empresa, bem como a criação de programas de capacitação em todos os níveis hierárquicos, visando o desenvolvimento de cada colaborador em seu determinado local de trabalho, estimulando sua criatividade e motivando-o através de incentivos salariais e sociais, para que o seu desejo de crescimento social e econômico esteja ligado diretamente ao crescimento da empresa.

1. Estrutura Organizacional da Empresa

Henry Fayol, engenheiro Francês que revolucionou as Indústrias com sua teoria clássica da administração, dizia que a função administrativa não é privativa da alta cúpula, ela se reparte proporcionalmente por todos os níveis de hierarquia da empresa. Há uma proporcionalidade, quanto mais se desce na escala hierárquica, mais aumenta as outras funções da empresa e na medida em que se sobe na escala hierárquica, maior é o volume e a extensão administrativa. (CHIAVENATO, Idalberto. Administração - Teoria, Processo e Prática. São Paulo: Makron Books, 2000, 3ª edição).

Analisando a necessidade de mudanças no Hipermercado Hortedan, foi elaborado um novo quadro estrutural, seguindo pelo raciocínio de Henry Fayol, de que a administração é fundamental, e que o volume administrativo é maior na parte de cima da hierarquia, foi elaborado um sistema divisório para que os diretores e gerentes no qual devam exercer suas funções gerenciais, não fiquem mais sobrecarregados cuidando de problemas operacionais, para isso foi implantado um coordenador em cada setor, no qual possa ser o intermediador entre os setores operacionais e a gerencia.

A segurança dentro do Hipermercado é um ponto fundamental também, já que o patrimônio precisa ser preservado, porém deve se levar em consideração que o foco principal é as vendas, sendo assim faz-se necessário a contratação de uma empresa especializada em segurança, totalmente neutra no âmbito da loja, liberando o hipermercado de vínculos empregatícios com colaboradores desqualificados da área de segurança, tendo somente um custo fixo, pago diretamente a empresa de segurança contratada e por consequência voltar os esforços para as áreas de vendas, marketing e administração que hoje são mais necessárias. A figura 1abaixo mostra como ficaria a estrutura hierárquica do Hipermercado Hortedan.

1.1 Estrutura Organizacional da Empresa.

• Presidência;

• Diretorias: Financeira (1), Comercial (1), Administrativa (1);

• Gerências: Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1); Logística (1); Compras (1);

• Coordenadores: Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1); Logística (1);

• Departamento de Compras: (1);

• Departamento de Finanças: (5);

• Departamento Administrativo: (12);

• Operações - Mercearia (14); Hortifrutícola (14); Padaria (19); Linha Branca/Marrom (29); Secos e Molhados (19); Armarinho (4); Têxtil (4), Açougue (19) e Peixaria (14).

2. Capacitação e Desenvolvimento

Segundo CHIAVENATO (2000) Max Weber surgiu com a segunda abordagem relacionada com a estrutura organizacional. Sua teoria da Burocracia tinha como principal objetivo identificar as características da organização formal, voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. A Burocracia de Weber tinha como principio sete dimensões, que por consequências traria a previsibilidade do comportamento humano e a padronização do desempenho dos participantes, tudo isso com o objetivo de conseguir a máxima eficiência da organização. Com o passar do tempo viria a descobrir que o comportamento das pessoas nem sempre estava dentro de sua previsibilidade.

Dentro deste contesto ainda segundo CHIAVENATO (2000) vieram outros estudos baseados na teoria da administração, a Teoria Estruturalista surgiu como uma terceira alternativa dentro da teoria da administração, desenvolvida a partir das limitações e rigidez do sistema Burocrático de Weber, dando assim mais ênfase as pessoas dentro da empresa do que na própria estrutura e as tarefas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com