TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de cenários Hipermercado Hoterdan

Projeto de pesquisa: Análise de cenários Hipermercado Hoterdan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades requeridas nas matérias Processos Gerências e Matemática. O cenário sugerido é um Hipermercado com a necessidade de alterar estratégias Gerenciais, buscando novos planos de administração visando o lucro e aumento de vendas. Foi contratado um novo Diretor para um desafio, porém com esse cenário será necessário uma restruturação em todos os pilares da Empresa.

Análise de Cenários

O Hipermercado Hoterdan tem 20 anos no mercado de trabalho, e encontra-se hoje com necessidade de alterar os pilares da Empresa para aumentar o faturamento, que hoje é de 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos. Para essa mudança, foi necessário analisar cenários, para identificar a melhor maneira de gerenciar a Empresa.

Atualmente a Empresa não possui um Organograma definido, oque ocorre são setorizações subdivididas em:

Presidências;

Diretoria (Financeiras, compras e Operações);

Gerencias: Mercearia e Secos e molhados, Hortifruticula, Padaria, Linha Branca, Armarinho e têxtil, Açougue e Peixaria, Segurança.

Alimentícios, uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, frios, congelados, laticínios, açougue com cortes especiais e carnes embaladas. A peixaria dispõe de grande variedade de frutos do mar e peixes congelados e frescos, recebidos diariamente.

Na padaria, diversos pães, baguetes, croissants e bolos especiais, além de pãezinhos de fabricação própria, feitos toda hora, e que o cliente pode levar ainda quente para casa.

Drogaria uma excelente opção para compras de medicamentos, tradicionais e genéricos. A farmácia conta com caixas exclusivos, e farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento.

Eletrodomésticos e Eletroeletrônico na área de tecnologia, o Hipermercado figura como o maior revendedor de itens de informática do país e traz os mais recentes lançamentos em computadores, notebooks e notebooks com os melhores preços do mercado. Um amplo e moderno setor de tecnologia, com atendimento especializado, permite aos clientes testarem os últimos lançamentos do Mercado. Tudo com os melhores preços e condições de pagamento.

Departamento Casa, por exemplo, uma completa linha de produtos para decoração, eletrodomésticos e utilidades para deixar a casa mais moderna e bonita. Departamento Bebê estão às soluções completas para a mamãe e a criança, às fraldas, roupinhas e acessórios. O hipermercado conta ainda com o departamento da Moda, espaço inovador e aconchegante que, integrado à perfumaria, conta com tudo o que a cliente precisa para se cuidar e se sentir especial.

Uma das suas principais estratégias de vendas é lançamento de marcas próprias, ele conta com uma variedade de produtos no setor de alimentos, higiene pessoal e limpeza.

O crescimento continuará ocorrendo, não somente no setor varejista de alimentos, mas também em outros segmentos do setor de varejo. Por exemplo, os hipermercados devem ganhar terreno nos campos de vestuário, bazar, eletrônicos, móveis, produtos para o lar e de outras categorias não alimentícias devido à carência de lojas especializadas no Brasil. O grande foco é em regiões onde eles possam fortalecer sua marca, como parte de sua estratégia, eles têm se concentrado nas necessidades e expectativas dos diversos consumidores, desenvolvendo formatos de lojas adequados aos diferentes níveis de renda dos consumidores.

Plano de capacitação e Desenvolvimento

A primeira ação é definir um Organograma para Empresa. O desenho organizacional é importante como requisito de organização empresarial, a partir dele tem a ideia de como funciona a organização. Ele aborda a configuração da estrutura da empresa, é o elemento pelo qual a empresa se ordena, pois estão incluídos neste o funcionamento (funções e atividades) e a sua estrutura organizacional (órgãos e unidades que a compõem). A Organização será de forma Descentralizada, pois as decisões a serem tomadas devem vir de encontro com que ocorre de fato na empresa, sempre com o cuidado de manter o foco no objetivo da empresa junto com o bem estar do funcionário. Alguns setores importantes devem ser estrategicamente criados, como Recursos Humanos e Marketing. A inserção de acionistas nas definições estratégicas devem ser implementadas, pois é necessário atingir esse público para futuros investimentos e valorização da Organização. O plano de contas de forma organizada e clara também é uma vantagem para adquirir novos acionistas, pois passa confiança.

É necessário definir missões e valores para Empresa para estabelecer um objetivo, o qual deve ser claro e visível para todos. Ainda pensando em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com