TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hire Friends

Por:   •  30/4/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Funçoes Adm

As funçoes Administrativas são separadas em 4 etapas, Planejamento, Organização, Direçao, e Controle

PLANEJAMENTO

Ele vem entre uma ação e uma decisão, que deve ter um planejamento, pois o sucesso dessa ação vai depender desse planejamento , sendo assim a função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo, e assim estará se preparando para estabelecer , metas e realizar previsões futuras.

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organizaçao e qe estao de acordo com suas metas e valore.

O planejamento envolve 3 niveis; estrategico, tatico e operacional.

O planejamento estrategico , são tomadas decisoes através dos objetivos da empresa, tendo um longo prazo .

O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais especificos , qe deverão bser executadas pelas várias areas da organização.

O planejamento operacional serão definidos os procedimentos especificos para os niveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos .

Todos os niveis do planejamento devem se apoiar .

O planejamento, enquanto atividade sistematizada, emerge no fim do século XIX, fora do âmbito educacional, estando relacionada com o campo da ciência da administração. A própria Administração vai se utilizar para configurar o planejamento, de termos (como objetivos, estratégia) de um campo ainda mais distante e ancestral: a guerra!, [...]” (VASCONCELLOS, 2006, p. 27). No início do século XX o planejamento vai para além do mercado, avançando para todos os setores da sociedade, inclusive como forma de organizar uma economia. A educação não se manteve imune a esse movimento, indo buscar a essência do planejamento, de forma a incorporá-lo na prática educativa. Em diferentes momentos históricos a educação se apropriou de uma maneira particular de ver e conceber o planejamento. Segundo Magda Ott (apud Vasconcellos, 2006) podemos apontar três grandes concepções de planejamento, que se manifestam em diferentes momentos, quer sejam: a) Planejamento como Principio Prático, onde está presente uma concepção tradicional de educação, sendo o planejamento o estabelecimento de um roteiro, pelo professor, que deveria guiar suas aulas; b) Planejamento Instrumental/Normativo, relacionado à perspectiva tecnicista de educação, o foco está na formalização dos planos e à especificação de todos os componentes mensuráveis e c) Planejamento Participativo, que se vincula a uma idéia alternativa de educação, esta forma de planejar está ligada a idéia de transformação e visa à participação integral de todos, através do dialogo.

O conceito de Planejar está intimamente ligado com a dimensão humana. Em poucas palavras, planejar significa antecipar/prever ações. O planejar, dentro do âmbito educacional, está relacionado com a possibilidade de intervenção na realidade. Neste sentido o planejar estabelece uma relação entre teoria e prática remetendo a quatro questões, quer sejam: “1) querer mudar algo; 2) acreditar na possibilidade de mudança da realidade; 3) perceber a necessidade da mediação teórico-metodológica; 4) vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação” (VASCONCELLOS, 2006, p. 36).

Segundo Vasconcellos (2006) o termo planejar, significa, no dicionário, traçar uma meta, projetar, fazer um planejamento. Planejamento, por sua vez, significa ato ou efeito de planejar ou ainda trabalho de preparação, o que, segundo o autor, demonstra o caráter restrito do planejamento, sendo que este vincula a elaboração e a realização, tratando estas duas dimensões como indissociáveis. O Plano assume, nesta perspectiva, uma amplitude, sendo este o resultado de um processo (planejamento). Neste sentido o planejamento se apresenta como construção-transformação de representações, sendo uma mediação teórico-metodológica para a ação, que é intencional e consciente (VASCONCELLOS, 2006).

São três os principais pontos em que se diferenciam o Planejamento do Plano. O Planejamento, basicamente é um processo individual que ocorre na forma de reflexão/internalização do que será feito em algum momento do dia. Quando estas idéias, diz-se estar fazendo um Plano, ou seja, Plano é o Produto do Planejamento. No Planejamento se pratica a tomada de uma decisão, enquanto que o Plano, nada mais é, do que o resultado desta decisão seja em forma de registro escrito ou não. Por fim podemos dizer que o Planejamento é um processo continuo, porém de caráter limitado, já o plano se caracteriza por ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com