TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hist. Ed. Fisica

Exames: Hist. Ed. Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio

1) Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos Pré-História, Antiguidade, Idade Média e Renascimento para aulas de iniciação esportiva?

Resposta:

• Pré-História: durante esta época, os homens dependiam de seus atos físicos para sobreviverem, viviam como nômades na busca por alimentos e eram nestes momentos que eles caminhavam, corriam, caçavam, pescavam e nadavam. A dança também podia ser notada naquela época, de caráter lúdico e ritualístico, os jogos com bola cumpriam relevante papel social. Em um segundo momento passaram a deixar de ser nômades para fixarem suas moradias e necessitaram de tempos de treinamentos para impedirem possíveis invasões.

• Antiguidade: neste período Grécia e Roma tiveram grandes papeis fundamentais com relação a pratica de atividades físicas. Na Grécia a pratica das atividades físicas serviam para a formação integral do homem, os Jogos Olímpicos foi o maior legado desse povo para humanidade, criado para homenagear a Zeus, ocorria a cada quatro anos na cidade de Olímpia. As modalidades esportivas praticadas neste torneio eram provas de corrida, esportes eqüestres, pentatlo, provas juvenis, artísticas e de ataque e defesa. Já em Roma ganhavam destaques os jogos públicos realizados em grandes “circos” e “anfiteatros”, o mais famoso é o Coliseu, palco de lutas dos gladiadores.

• Idade Média: por causa da ascensão da Igreja Católica na época que apenas encorajavam as atividades religiosas e a mortificação do corpo, as atividades físicas começaram a ter uma decadência, sobrevivendo apenas por meio da cavalaria.

• Renascimentos: época de grande destaque para a exploração da beleza do corpo, antes considerada pecaminosa, surgindo assim grandes artistas como Leonardo da Vinci. Nesta época consta o estudo da anatomia e a escultura de estatuas famosa como a de Davi feita por Michelangelo. A introdução da educação física nas escolas no mesmo nível das outras disciplinas mais intelectuais começa a ganhar força. Voltadas para o Ensino Superior, as atividades físicas passaram a ser mais cultivadas nas cortes. Atividades físicas com bola foram as mais praticadas na época como golfe, o tênis, o futebol.

2) Qual é a influência que esse conhecimento oferece ao profissional de Educação Física que trabalha com turmas de iniciação esportiva, ao planejar suas aulas?

Resposta: Creio que ao compreender nas aulas de iniciação esportiva os fatos que ocorreram no decorrer da historia vem a permitir que seja formado um conhecimento mais completo da formação da Educação Física e o conhecimento do passado é fundamental para vir a entender e aprimorar os conhecimentos futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com