TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histograma E Polígono De Frequência

Casos: Histograma E Polígono De Frequência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  466 Visualizações

Histograma

Para dados agrupados em classes, a representação gráfica da distribuição é feita por meio de um histograma. É muito semelhante ao gráfico de colunas, porém, neste caso, a área de cada retângulo (usualmente 1 cm ou 2 cm de base) é proporcional à frequência da classe, e os retângulos se tocam. (É a representação gráfica da tabela de frequência).

No histograma, se ligarmos os pontos médios (obtidos através das classes) da parte superior de cada retângulo e “fecharmos” essa curva poligonal, obteremos um polígono de frequência.

Polígono de Freqüência

O polígono de frequência é um gráfico em linha, cujas frequências são marcadas sobre as perpendiculares ao eixo horizontal e erguidas a partir dos pontos médios (xi) de cada intervalo de classe. Em outras palavras, as junções são formadas pelo ponto médio da classe na vertical, com a frequência da classe na horizontal.

Ao construirmos o polígono de frequência, se o limite inferior de intervalo da primeira classe é 02 e o limite superior da última classe é 10, o polígono será encerrado em 01 e 11.

Nota: para obtermos um polígono, devemos ligar os extremos de cada linha obtida aos pontos médios da classe anterior, bem como ao ponto médio posterior à última classe da distribuição.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com