TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Desde a antiguidade os homens primitivos, mesmo não tendo noção dos números e da escrita, ao contarem seus instrumentos de pesca e caça e seus rebanhos, já praticavam contabilidade rudimentar. E assim começou as funções contábeis já no inicio da civilização.

Na Mesopotâmia, região que atualmente está localizada no Iraque foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, e com esses registros, deu origem ao diário. Com o passar do tempo surgiram novas civilizações, e uma das mais lembradas até nos dias de hoje, são os egípcios. Os escribas registravam os movimentos em papilos, esses eram os primeiros livros contábeis.

Os Fenícios navegavam pelo Mediterrâneo expandindo sua linha de comercio, e eles foram os pioneiros no desenvolvimento das Bases Monetárias e simplificaram os registros por símbolos. Da península Itálica vieram os romanos, que foi o maior e melhor Império da antiguidade, se expandindo por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio, levando o Sistema jurídico de Contabilidade Organizado. e com o tempo com muitas guerras houve a queda do Império Romano.

Em 1202, surgiu o Renascimento, que além de trazer um movimento cientifico e artístico muito forte e inovador, trouxe também, a figura de Luca Pacioli, frade franciscano, autor de uma obra que expõem o método das Partidas Dobradas, principio contábil, segundo qual, todo lançamento a credito em uma conta, faz com que, suja outra conta, onde é registrada a mesma importância a débito.

Na descoberta do Brasil, em 1500, junto com a Instituição do Governo Geral, chegaram os Provedores da Fazenda, que também levavam o cargo de contadores. Com o desenvolvimento da Colônia, começou a distribuição de funções para a melhoria da administração.

Em Portugal, no ano de 1770, foi regulamentado o exercício da profissão contábil. Com a vinda da Família Real para o Brasil, iniciou-se em 1810, o ensino da contabilidade em terras brasileiras, com a Aula de Comercio da Corte. A partir disso, foram fundadas novas escolas para o ensinamento contábil. E a mais antiga Instituição Profissional e Cultural Brasileira, foi a Associação dos Guarda Livros da Corte, fundada em 18 de Abril de 1869, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1924, realizou no Rio de Janeiro, o primeiro Congresso Nacional da Contabilidade, com o objetivo de aprovar em lei para regulamentar o exercício da profissão. Porém, houve uma grande luta, com idas e vindas, mas enfim, o Presidente Eurico Gaspar Dutra, através do decreto Lei - 9255/46 reconhecia uma das profissões mais antigas do Brasil, a Contabilidade.

O homem no decorrer dos tempos sempre precisou de maquinas e instrumentos para auxiliar no seu trabalho, e com os contadores não foi diferente. O primeiro instrumento conhecido foi o ábaco, que surgiu por volta de 3.500 anos atrás, sendo que a versão chinesa foi a mais conhecida, desenvolvida em 2.600 a.C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com