TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Historia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

A Evolução Histórica da Contablidade

Na antiguidade, o homem não conhecia os númesros, as moedas , a escrita, o meses e nem as estações do ano. Mas por vivenciar as epocas de inverno, verão ou outros momentos, tinha-se experiência.

Chegou um certo momento em que o homem se perguntou o quanto o rebanho dele havia crescido, se ele estava a frente do rebanho vizinho, e não se tinha respostas. Na verdade, a contabilidade existe a muito tempo, potém, não se tinha moedas e nem escrita para fazer as contas necessárias. Foi ai então que o homem teve a seguinte ideia, pegar um montante de pedrinhas, e separar uma pedra para cada cabeça de ovelha, essev processo hoje receberia o nome de inventário. No final o homem nuntava todas as pedrinhas e aquilo significava sua riqueza no momento.

Com a mudança de climas o homem ia administrando sua riqueza, e com o passar do tempo ia aumentando seu rebanho de ovelhas. A lã das ovelhas era negociada, tracava-se por instrumentos rudimentares de caça e pesca. No outono era o momento de fazer a provisão para sustentar a riquezas no inverno.

Resultado Positivo = Lucro?

Ao comparar o conjunto no inverno atual com inverno passado, o homem reparava que houve um acrescimo real no seu rebanho e ele tinha sido bem-sucedido. O pastor não estava satisfeito, pois apenas havia crescido seu plantei. E ele sabia que seu rebanho havia produzido lã naquele periodo, e isso signifaca não somente agasalho para seus familiares como também meio de troca na aquisição de intrumentos de caça e pesca.

Um Inventario Completo

Caso o homem fosse trocar suas ovelhas por agasalho, iria precisar de pelo menos duas cabeças de ovelhas. Como seu proprio rebanho havia produido, ele separava duas pedrinhas que representava duas ovelhas, e também o adicional de riqueza de sua familia. Sua riquwa ao longo do tempo ia crecendo em cada período analisado.

Sem escrita,sem número e sem moeda

Se naquele tempo existisse a moeda, o denominador comem não seria ovalehas e sim dinheiro. Ficando bem claro que a contabilidade ja existia antes mesmo a existencia do homem. A fase que usava-se imagens, desenhos e figuras para identificar o patrimônio existente chamava-se fase espírica da contabilidade.

Engatinhando

Jô era um homem muito rico e justo. Tinha seu gado, três mil carneiros, sete mil ovelhas, quinhentas juntas de bois e quinhaneta jumentas.

Contabilidade na Biblia

Um certo dia Jô perde toda sua riqueza e torna-se um homem pobre e sem nenhum bem, isso por algumas questões espirituais. Até que surpreendentemente ele fica rico novamente e reencontra um contador, o mesmo apresenta um relatorio comprovando que sua riqueza estava duplicada em relação ao primeiro inventário. Isso prova que a contabilidade ja existia, ainda que outros conhecimentos eram limitados.

Contabilidade dispertando como ciencia

Mesmo com a contabilidade existente desde o principio da civilização, somente em torno o século XV atingio um nevel melhor de desenvolvimento, essa fase era chama de fase lógica-racional ou até mesmo de fase pré-cientifica da contabilidade.

Do Renascimento para a Ciencia

A contabilidade se torna importante a medida que há desenvolvimento econômico.

O frade franciscano

A primeira literatura contábil foi feita por Frei Luca Pacioli. Sua obra foi vista como o inicio do pensamento cientifico da contabilidade.

Como tudo começou

A contabilidade é uma ciência social e não exata, pois quem modifica o fenomeno patrimonial é o homem. Tudo que fizemos na vida, precisamos de metoos quantitativos, dos numeros. Os numeros indo-arábicos substituiram sistema grego-romano e hebraico somente no seculo XIII.

O cenario atual da contabilidade

O inicio do seculo XX presenciou a queda da Escola Europeia ea ascessão da Escola Norte-americana no mundo cantabil.

Origem do balanço

Não se pode falar de contabilidade sem a invenção da escrita e da habilidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com