TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação Brasileira

Dissertações: Historia Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Abordamos a relação dos acontecimentos históricos mundiais com a criação da memória escolar brasileira, observando como é importante essa relação para a construção da nossa educação. Analisamos desde a vinda dos jesuítas que foram os primeiros a implantarem escolas juntamente com a igreja católica, e suas primeiras e principais ações e contribuições para a educação brasileira.

Somos feitos de tempo?

Construímos e modificamos nossa vivencia influenciados pelo o desafio de existir e de consolidar uma vida em sociedade, exercitando a capacidade de assimilar novos conceitos tornando-os fontes de melhoramento para as relações interpessoais. Essas relações vêm criando-se desde muito remotamente com as primeiras civilizações e vem se aprimorando.

Com essas modificações sofridas na convivência dos seres humanos, foi-se construindo a história da humanidade. Essa por sua vez exerce importância fundamental para a constituição de uma sociedade ou de qualquer relação social, pois por meio dela somos preparados para viver em um ambiente mais favorável, pois nos mostra a ações passadas que influenciam a atualidade e nos auxilia à não cometer erros já ocorridos outrora.

As memórias que vão surgindo ou sendo passadas a nós são um exemplo significativo que somos feitos de tempo, pois elas ficam fixadas em nossos passados, porém nos ajudam a viver o presente e planejar o futuro.

Os relatos das memórias e dos acontecimentos históricos podem ser influenciados por muitos aspectos, eles podem sofrer influência da comunidade que onde está sendo abordado, por influencia do grau de conhecimento de quem está explanando o assunto, pela a idade e por fatores culturais e regionais. Esses fatores nos fazem refletir que as memórias históricas são utilizadas primordialmente para o aprimoramento das relações humanas.

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja Católica contra a Reforma protestante. Seu principal objetivo era deter o avanço protestante em duas frentes:

Através da educação de novas gerações;

Por meio da ação missionária, procurando converter à fé católica os povos das regiões que estavam sendo colonizadas.

O primeiro grupo de jesuítas chegou ao Brasil em 1549. Chefiados pelo Padre Manuel da Nóbrega, os jesuítas que aqui iniciaram suas atividades procuravam alcançar seu objetivo missionário, ao mesmo tempo em que se integravam à política colonizadora do rei de Portugal.

No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo. Com seu trabalho missionário, procurando salvar as almas, abriam caminho à penetração dos colonizadores; com seu trabalho educativo, ao mesmo tempo em que se ensinavam as primeiras letras e a Gramática latina, ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus.

Em um período de 210 anos os jesuítas promoveram maciçamente à catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra. Era difícil a empreitada de instalar um sistema de educação em terra estranha e de povo tribal. O espírito renovar do renascimento manifestou-se com a religião com a crítica a estrutura autoritária da igreja centrada no poder papal e muitos colégios foram criados, além de escolas de primeiras letras.

Quadro Cronológico

Principais estabelecimentos fundados na Historia da Educação Brasileira

Período Jesuítico

<---1500 Era ministrada uma forma de educação moral e para o trabalho para a vida. Educação indígena, instituição familiar.

1534 Companhia de Jesus formada pelos jesuítas para auxilio à igreja católica em reação a Contra Reforma.

1549 Comandados pelo padre Manoel de Nóbrega foi fundada a primeira escola elementar pelos jesuítas em Salvador, seguia modelo europeu, sua priori era a escola secundária.

1554 São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.

1556 É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as constituições da Companhia de Jesus, incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.

1567 É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.

1568 É fundado o colégio jesuíta de Olinda.

1570 O Brasil conta com cinco escolas elementares Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga e três colégios Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

1622 É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.

1631 É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.

1652 É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, do Maranhão.

1654 É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.

1678 É fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.

1683 É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.

1699 É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares.

1738 É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.

1739 São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.

Período Pombalino

1772 É instituído o "subsídio literário", imposto destinado a manutenção dos ensinos primário e médio. É fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Científica.

1784 É criado no Rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com