TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Infantil Brasileira

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 6

AS CONCEPÇÕES DE CRIANÇA E INFÂNCIA

        Andréa Regina Mesquita Leme da Silva

Esse trabalho apresenta relatos de uma atividade prática realizada na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, na cidade de Xambrê – PR, em uma turma de 5° ano no período de 21 a 25 de Maio de 2012. A referida turma é composta de 21 alunos no período da manhã, tendo como professora Andréa Regina Mesquita Leme da Silva.

Sobre o fato de que o sentimento de infância nem sempre existiu, esta questão irá nos auxiliar a pensar sobre qual o nosso modo de conceber a infância e como olhamos para a criança, pois acredito que com base nesse modo de pensar e olhar é que ensinamos.

O sentimento acerca da infância não se confunde com o conceito. Não havia, em consonância com Ariés (1981), um sentimento de infância (em termo de particularidade), mais podemos afirmar que não havia um conceito de infância. O conceito existia, porem não se aproximava de nosso conceito ideal moderno de infância (RODRIGUES; BALADELI, 2010, p.19-20).

Refletir a concepção de infância na atualidade sobre os diversos âmbitos que esta questão traz, nos remete a pensar sobre o contexto social atual e no contexto educacional. Vemos que a prática educativa deve buscar compreender um ensino que alcance os objetivos, onde valorize os aspectos da infância na qual a criança é compreendida como alguém atuante, que possui uma cultura, um jeito de ser próprio.

Inicialmente apresentei o projeto a turma, trazendo à tona os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao lixo e como eles cuidam do lixo em casa e na escola. Defini com eles as etapas do projeto. Os alunos mostraram-se receptivos e colaboradores.

Na atividade “A problemática do lixo”, foram distribuídos para grupos de  alunos de cinco componentes, questões sobre a problemática do lixo referentes a região. Os alunos refletiram sobre as questões e elaboraram um cartaz representando o que foi discutido pelo grupo. Para finalizar a atividade, cada grupo socializou a discussão para a sala e afixou o cartaz no pátio da escola. Em seguida, foi tratado das formas possíveis de quantificar a produção do lixo, com o objetivo de levar os alunos a estabelecerem relações com medida de massa. Com os alunos divididos em duplas foi proposto a eles a resolução de alguns problemas.

Na atividade “O tempo de decomposição do lixo”, iniciei explicando aos alunos como ocorre o processo de decomposição dos materiais na natureza, foi entregue a cada aluno uma folha contendo uma tabela para fazerem estimativas sobre o tempo de decomposição dos materiais apresentados. Após, pediu-se que os alunos pesquisassem sobre o tempo de decomposição dos mesmos materiais preenchendo uma outra tabela. Obtido os resultados, discuti com os alunos o que foi pesquisado, comparando a tabela estimada com a tabela embasada em pesquisa, procurando direcionar a discussão levando os alunos a refletirem sobre a degradação do meio ambiente e os prejuízos que o acúmulo de lixo pode causar ao meio ambiente. No decorrer da atividade, questionei os alunos quanto às unidades de tempo que apresentam os resíduos pesquisados e o conceito medida de tempo, onde foram trabalhados a resolução de alguns problemas. Para a realização da atividade de reutilização de materiais foi feito com os alunos lixeiras de coleta seletiva para recolher os diferentes materiais papel, plástico e orgânico. Onde os alunos pintaram galões com as respectivas cores de cada material.

Para a atividade “A reutilização de materiais” foi preparado o lugar onde seria colocado o lixo junto com os alunos, que  pintaram os cestos, lugar certo em que  devem ser descartados os lixos com suas cores específicas, pediu-se aos alunos que trouxessem de casa embalagens vazias como: garrafas caixas de leite, latinhas etc.  enfim todos os tipos de materiais. Em seguida, dividem-se os alunos em grupos de cinco componentes para a realização do experimento para sistematizar a questão das unidades de medida de capacidade. Ao final da experiência, foi proposto exercícios de verificação do que aprenderam em sala de aula. Ao iniciar a atividade seguinte, trabalhamos a questão da reciclagem, os tipos de materiais que podem ser reciclados, e apresentei a definição de Redução, Reciclagem e Reutilização. Na roda de conversas, utilizamos o lixo coletado para trabalhar a classificação do lixo, colocando cada um no seu devido lugar deixando claro quais os tipos de lixo que “a natureza agradece”. Orientei também, o destino correto das embalagens de agrotóxicos e outros produtos perigosos e alertando o perigo que traz para a saúde a reutilização desses materiais.

Através desta experiência, pode-se observar que a atividade trabalha de modo a valorizar aspectos da infância, trabalhando questões da cultura, da autonomia da criança, a questão do expressar-se, de saber colocar suas opiniões, o que é interessante pelo fato de trazer à criança oportunidade de escolher o que gosta o que quer e o que acha ser bom, algo que traz importantes momentos onde a criança mostra seu olhar sobre as coisas e sobre o mundo a sua volta de modo a trazer o seu mundo infantil.

No entanto a infância é uma fase muito importante na vida do ser humano, responsável pelo desenvolvimento de diversos aspectos fundamentais para a vida adulta, principalmente no que diz respeito ao emocional. É através da brincadeira, do faz de conta, da imaginação que a criança se caracteriza e este é precisamente um dos pontos em que se resume a especificidade da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com