TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PESQUISA HISTÓRIA AFRO BRASILEIRA

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE HISTÓRIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA 

LILIANI MAZZARIOLI BALDINI PIRES

DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, E RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

MINEIROS

2015

LILIANI MAZZARIOLI BALDINI PIRES

 

DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, E RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

Projeto apresentado sob a orientação da Profª. Marcela Italo Rodrigues e Silva Bianco no curso de Especialização Lato Sensu História e Cultura Afro-brasileira, na disciplina de Metodologia da Pesquisa, Universidade Federal de Goiás.

Linha de pesquisa:.

MINEIROS

2015

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Justificativa

3. Identificação de Problemas

4. Hipóteses

5. Revisão de Literatura

6. Metodologia

7. Cronograma

8. Referências

  1. INTRODUÇÃO

DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, E RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

Pode-se afirmar que o Brasil é um país multicultural visto ter sido constituído por diferentes etnias e culturas advindas do processo de migração e miscigenação dos povos.

Entretanto o Brasil apresenta uma grande desigualdade social fundamentada em sua história devido a exploração econômica  e o processo escravagista que deu origem a um modo de pensar e agir desiguais.

Em pleno século XXI Brasil apresenta-se como um país discriminatório, preconceituoso e racista, onde a desigualdade social e a estrutura de classe impede a ascensão do negro na sociedade, limitando-os as camadas mais inferiores.

Essa desigualdade também é marcante no ambiente escolar, onde muitos negros e afrodescendentes sofrem preconceito, discriminação e racismo visto o reconhecimento distorcido da imagem da raça negra.

Diante deste contexto é de grande relevância contemplar a forma com que ocorre a discriminação, o preconceito e o racismo no ambiente escolar e identificar a conduta das instituições em busca pela erradicação dessa problemática.

  1. JUSTIFICATIVA

As ações afirmativas são meios eficazes de determinar a identidade dos indivíduos, como os negros e afrodescendentes, alterando a forma que a raça negra é vista, bem como reduzindo o preconceito e os problemas ocasionados pela discriminação, ou seja, além de criar uma identidade é possível a valorização racial dos negros e afrodescendentes.

Sendo assim este projeto justifica-se pelo fato de sua importância para o meio acadêmico, pois através de pesquisa bibliográfica, busca por conceitos e ações de maior relevância sobre o assunto discriminação, preconceito e racismo no ambiente escolar, colaborando com dados e informações para futuros trabalhos e pesquisas.

Este trabalho tem o intuito de levar o conhecimento necessário diante da importância do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como elemento capaz de erradicar o problema da desigualdade social que provoca a discriminação, o preconceito e racismo que acomete grande parte dos negros e afrodescendentes no país no ambiente escolar.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Este projeto contempla os seguintes problemas de pesquisa:

Como ocorre a discriminação; o preconceito e o racismo no ambiente escolar?

Quais ações afirmativas foram criadas para tentar inserir o negro e afrodescendentes na sociedade?

Qual o papel da escola na desconstrução do racismo?

  1. HIPÓTESE

Supõem-se que a discriminação; o preconceito e o racismo no ambiente escolar podem ser manifestados de várias formas, principalmente verbalmente, visto o reconhecimento distorcido da imagem da raça negra instituído no país devido a exploração econômica e a escravidão que marcou sua história.

No entanto estão sendo criadas ações afirmativas que buscam inserir o negro e afrodescendentes na sociedade por meio do sistema de cotas nas faculdades públicas do país, além da instituição do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana por meio da lei 10.639/03 foi uma medida que grande relevância para o crescimento, valorização e formação dos alunos, visto que ainda vivenciamos no país uma grande desigualdade relacionada ao aspecto racial, além do mais a população brasileira descendente da África é a que mais se confronta com o preconceito, racismo e discriminação.

Cabe a escola a desconstrução do racismo por meio da formação do aluno para o exercício da cidadania, por meio da disseminação do conhecimento sobre questões étnicas e raciais, apresentando este tema para discussão em sala de aula, incentivando os professores a se capacitarem diante do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a fim de contemplar a História da África antes da escravidão entre os alunos e a comunidade em que está inserida.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

De acordo com Reis (2014) a sociedade brasileira permanece repetindo em seu comportamento, disfarçadamente ou sem pensar, percepções e costumes desrespeitosos e excludentes deixando de agir socialmente de acordo com os princípios e respeito à diversidade e na participação de todos.

O preconceito vivenciado pela população negra e afrodescendente ocorrer em vários contextos, no ambiente de trabalho diante da diferença salarial comparada a população branca, nas escolas verbalmente, nas universidades diante da limitação dessa população em alguns cursos. Este preconceito vem sido sentido e vivenciado desde a formação da sociedade brasileira, na época da escravatura onde a cor negra consistia em  símbolo de inferioridade (RAMOS et al. 2012)

Para Scholz et al. (2014), a existência do racismo e discriminação racial nas instituições de ensino está associada a constância e a perpetuação destas práticas neste ambiente, mascarando os problemas que alunos negros e afrodescendentes enfrentam. Muitas escolas negam a existência de práticas racistas em seu ambiente, atribuindo muitas vezes o fracasso escolar de seus alunos somente à falta de estrutura familiar, ou a condição socioeconômica; ou a necessidade de exercer uma atividade remunerada, deixando de considerar o peso que o racismo e da discriminação racial sobre suas trajetórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com