TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Celular

Monografias: Historia Do Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  5.525 Palavras (23 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 23

Capítulo I - A História do Celular

Você sabia que foram necessários mais de 50 anos para você ter esse aparelho em suas mãos?

A tecnologia necessária para desenvolver o primeiro celular propriamente dito foi criada em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973, mas muita coisa aconteceu antes desse lançamento.

Nossa história começa em 1888, quando o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome a unidade de medida de freqüência, Hertz) transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou não somente o desenvolvimento dos rádio-transmissores, como também a primeira ligação telefônica intercontinental em 1914.

26 anos depois, em 1940, foi criado um sistema de comunicação à distância que possibilitava a mudança de canais de frequência, evitando, assim, que houvessem interceptações no sinal. Sete anos depois a empresa de tecnologia norte-americana Bell, que hoje faz parte da AT&T, se utilizou dessa tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de "células", o que gerou o nome do aparelho.

Em 1956 a Ericsson, então, resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobílie Telephony A). O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos, e o custo de produção também não facilitava sua popularização.

Alguns anos se passaram até que em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançasse o Motorola Dynatac 8000X, um verdadeiro celular portátil (para a época), com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando “apenas” 1 quilo e com uma bateria que durava 20 minutos.

O evento que marcou o lançamento foi a primeira chamada telefônica celular móvel, feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.

Seis anos mais tarde os telefones celulares começam a funcionar no Japão e na Suécia. Nos EUA, apesar de ser o país sede da invenção, o funcionamento só começou em 1983, 10 anos depois de sua apresentação.

No Brasil

O primeiro celular lançado aqui no país, em 1990, foi o Motorola PT-550 (acima), vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo. O aparelho já era um pouco mais compacto.

De seu lançamento até os dias atuais os celulares já passaram por cinco gerações, e já estão se encaminhando pra sexta. Conheça um pouco de cada uma delas:

- A primeira geração, ou 1G, a fase analógica, dominou o mercado no início dos anos 1980;

- A segunda geração, ou 2G, o início da era digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM;

- A segunda geração e meia, ou 2,5G, uma versão melhorada da 2G, com melhor transmissão de dados;

- A terceira geração, ou 3G, a atual geração de celulares em boa parte do mundo, operando desde o final dos anos 1990, possibilitou o acesso a internet entre outras funções digitais avançadas.

A Segunda Geração dos Celulares

A segunda geração da telefonia móvel começou no início dos anos 90 e foi marcada pelo surgimento de novas funcionalidades a serem adicionadas aos aparelhos, que felizmente diminuíram muito seu tamanho e peso, além do preço também ter ficado um pouco menos salgado. Uma das primeiras novidades a ser implantada foi a possibilidade de envio de mensagens de texto, criada no ano de 1993 por uma operadora da Finlândia. O sucesso foi praticamente imediato e este recurso foi aprimorado e nunca mais deixou de figurar nos aparelhos móveis, tornando-se inclusiva, para alguns, a principal função a ser utilizada.

Outra diferença nos aparelhos desta geração está no uso de toques musicais monofônicos e polifônicos para substituir os irritantes efeitos sonoros dos equipamentos anteriores. Com esta invenção mais um serviço passou a integrar o leque de produtos oferecidos pelas operadoras e os usuários puderam ter, mediante pagamento, vários toques musicais como hinos de times por exemplo.

Talvez mais marcante que a mudança nos toques foi a introdução de cores nas telas dos aparelhos, que deixaram de ter aquela aparência de calculadora e passaram a exibir até mesmo fotos e desenhos em suas telas. Daí para o acoplamento de câmeras digitais não demorou tanto e logo as pessoas puderam tirar fotos com seus celulares que também passaram a contar com cada vez mais espaço de armazenamento de dados. O vídeo veio em seguida e agora era possível gravar filmes com áudio ou importar do computador para assistir na tela do celular.

Faltava algo? Hoje podemos dizer que faltava muito, mas a verdade é que a possibilidade de usar toques e ouvir música no formato MP3 elevou o celular à condição de gadget indispensável para o entretenimento móvel de milhares de pessoas. Agora podia-se armazenar canções e mais canções dos artistas favoritos e levar para todos os lugares. Muitos abriram mão, neste momento, de outros "brinquedos" como aparelhos de MP3, MP4, etc. Algum tempo depois vieram o suporte para arquivos WMA, AAC, equalizador, suporte a listas de reprodução, visualizações de efeitos...

Capitulo II - Bluetooth

Por que o nome Bluetooth?

Harald Bluetooth foi rei da Dinamarca no final dos anos 900. Ele conseguiu unir a Dinamarca e parte da Noruega num reino e então introduziu o Cristianismo na Dinamarca. Ele deixou um grande monumento, a pedra rúnica Jelling, em memória de seus pais. Bluetooth morreu em 986 durante uma batalha com seu filho, Svend Forkbeard. A escolha desse nome para o padrão indica a importância das companhias da região Nórdica (que inclui países como a Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia) para a indústria de comunicações, mesmo que o nome informe muito pouco sobre a tecnologia.

O que é o Bluetooth?

Bluetooth é uma tecnologia de baixo custo para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.

Começou a ser desenvolvida em 1994 pela Ericsson, e a partir de 1998 pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), consórcio inicialmente estabelecido pela Sony, Ericsson, IBM, Intel, Toshiba e Nokia; hoje este consórcio inclui mais de 2.000 empresas.

Baseada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com