TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Radio

Monografias: Historia Do Radio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

A HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO MUNDO................................................................4

TELEVISÃO A CORES ..................................................................................................5

A HISTORIA DA TELEVISÃO NO BRASIL.................................................................6

TELENOVELAS...............................................................................................................8

TELEJORNAIS.................................................................................................................9

CONTRIBUIÇÃO DA TELEVISÃO PARA A SOCIEDADE......................................10

TELEVISÃO NO FUTURO ?.........................................................................................11

BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................11

Introdução

A televisão, uma ferramenta fantástica que se tornou algo fundamental na vida da sociedade.

Sua praticidade de estar dentro de um lar, possibilitando trazer informações, divertimento, interatividade entre outros, fez com que ela se tornasse um dos meios mais poderosos de transmissão.

Em seus cinquenta anos de existência, a televisão brasileira passou por inúmeras transformações. O aprimoramento profissional, a evolução tecnológica e a mudança de linguagem, fizeram com que a TV adquirisse novas características ao longo do tempo.

O surgimento da Televisão no mundo

O descobrimento da televisão foi algo trabalhoso que teve inicio, em 1840, quando vários cientistas estudavam a possibilidade de imagens em grande distancia. No ano de 1873 Alexander Bain conseguiu realizar um invento no qual conseguiu transmissão telegráfica de uma imagem, atualmente conhecida como fax.

Em 1873, o britânico Willoughby Smith comprovou que o selênio era uma substância química capaz de converter energia luminosa em energia elétrica. Com o emprego de tal princípio, a televisão já poderia ser imaginada como um aparelho elétrico receptor e transmissor de imagens. No ano de 1884, o jovem Paul Niokow desenvolveu um disco com que eram capazes de fracionar uma imagem em elementos que eram reorganizados para sua transmissão.

Nos fins do século XIX, os tubos de raios catódicos foram sendo aprimorados como transmissores de imagens à distância. No ano de 1920, o escocês John L. Baird empregou os diversos princípios já desenvolvidos para esse tipo de tecnologia e montou um dos primeiros modelos de televisão que se tem notícia. Ao contrário das outras tentativas, esse estudioso conseguiu aprimorar bastante a nitidez da imagem e do som com o aparelho por ele produzido.

A partir de então, o aparelho de televisão foi sendo aprimorado até que o mesmo pudesse ter maior viabilidade comercial. No ano de 1923, o russo Wladmir Zworykin desenvolveu um tubo de imagem chamado de iconoscópio. Empolgada com tal realização, a empresa norte-americana RCA contratou os seus serviços e fabricou o Orticon. Tínhamos ali, então, o primeiro modelo de televisor a ser produzido em escala industrial.

Alcançando a década de 1930, o televisor ganhou novos reparos até se transformar em um produto de maior viabilidade comercial. No mês de março de 1935, os alemães foram os grandes responsáveis por realizar a primeira transmissão televisiva. Em pleno nazismo, esse tipo de recurso tecnológico foi incrivelmente empregado para a divulgação do regime liderado por Adolf Hitler. Pouco tempo depois, franceses e britânicos também investiram na construção de estúdios e na transmissão de imagens.

Desde esse período, os estudiosos interessados por esse tipo de tecnologia já testavam algumas possibilidades de transmissão de imagens coloridas. Tal feito só foi alcançado no ano de 1954, quando a emissora norte-americana NBC empregou um sistema compatível com os televisores preto e branco para realizar a transmissão de imagens coloridas. Em 1962, o satélite Telstar realizou a primeira transmissão intercontinental enviando sinais de TV dos Estados Unidos para o Velho Mundo.

Televisão a cores

Em 1929, Hebert Eugene Ivens realizou, em Nova Iorque, as primeiras imagens coloridas, com cinquenta linhas de definição por fio. A partir daí em 1954, Peter Goldmark aperfeiçoou a invenção fazendo demonstrações com 343 linhas,

Embora fosse uma ideia brilhante, foram criados vários sistemas que sempre encontravam empecilhos, ainda existia a questão do que fazer com os aparelhos antigos preto e branco, que na época eram caríssimos.

Então foi criado nos Estados Unidos um comitê chamado National Television System Committee (NTSC) o sistema criado baseava-se em utilizar os modelos padrões preto e branco que trabalhava com níveis de iluminação e acrescentavam crominância ou seja a cor.

O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca em três cores primárias que são vermelho (R de red), o verde (G de green) e o azul (B de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B.

No final de 1949, Assis Chateaubriand visita novamente a RCA, nos Estados Unidos, para conhecer os novos equipamentos de transmissão em cores. Mas devido ao alto custo e a carência de técnicos, a ideia foi abandonada.

Na recepção o processo é inverso, a imagem se compõe através da somatória das cores no pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor.

O história da televisão no Brasil

A Televisão no Brasil teve sua pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passaram do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde havia alguns aparelhos de TV instalados.

O pioneiro Francisco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com