TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Do Radio

Artigos Científicos: A História Do Radio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

A história do rádio: de 1844 até hoje

Os primórdios dessa forma de comunicação que, mais tarde, iria transformar-se no rádio têm início no dia 24 de maio de 1844, quando Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem à distância --no caso foi a frase Que Deus seja louvado -- através do telégrafo. Vale a pena lembrar que o telégrafo através de fios --junto com o Código Morse-- é o primeiro sistema de comunicação de longa distância que o mundo conheceu.

Em 1850, o alemão Daniel Ruhmkoff inventa um aparelho capaz de transformar baixa tensão de uma pilha em alta tensão: surge o primeiro emissor de ondas eletromagnéticas. Alguns anos depois, em 1853, o físico australiano Julius Wilheim Gintl prova ser possível enviar várias mensagens simultaneamente por uma única linha telegráfica.

Entretanto, só em 1867 é que o alemão Siemens cria o dínamo. Daí para o primeiro serviço permanente de notícias por cabo são oito anos. Aliás, neste mesmo ano de 1875 Alexander Graham Bell inventa o transdutor magnético --nada mais nada menos que o microfone, que foi realmente personificado em 1877, com o invento de Emile Berliner. Em paralelo, Thomas A. Edison espanta a comunidade científica ao registrar som em cilindros. Detalhe: a primeira gravação foi Mary had a little lamb (tradicional quadrinha infantil americana dos conhecidos Contos da Mamãe Gansa, similar ao brasileiro Contos da Carochinha). Em 1878 o mesmo Edson começa a trabalhar no invento da lâmpada elétrica. Em 1879, Hughes inventa o microfone a carvão.

Brasil chega antes, mas...

Em 1893, um marco vindo do Brasil: o padre e cientista Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas. Nascido em Porto Alegre (RS), Padre Landell foi um dos pioneiros da história do rádio. Bem à frente de seu tempo, o engenheiro foi precursor também da radiotelefonia e da televisão. Sua experiência mais importante --praticamente desconhecida do mundo-- foi em São Paulo, quando transmitiu por telegrafia sem fio do alto da avenida Paulista para o alto de Sant’Ana. Todo o processo deu-se com equipamentos inventados por ele, patenteados no Brasil em 9 de março de 1901. Landell conseguiu patentear três de seus inventos nos EUA em 1904: o Transmissor de Ondas, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio, que utilizam soluções modernas como transmissão por ondas contínuas e por meio da luz. Em consequência de seu trabalho, a Marinha de Guerra do Brasil realizou, a 1º de março de 1905, várias experiências com a telegrafia por centelhamento no encouraçado Aquidabã. Hoje, o Padre Roberto Landell de Moura é Patrono dos Radioamadores Brasileiros.

Em 1895 o russo Aleksandr S. Popov inventou uma antena capaz de receber frequências baixas, na faixa de 30kHz. O momento histórico em que Popov recebeu as primeiras ondas eletromagnéticas teve como cenário o dia 7 de maio na Sociedade de Física e Química de São Petersburgo, na Rússia. No mesmo ano, próximo à região da Bolonha, na Itália, Guglielmo Marconi conseguiu realizar o que ficou conhecido como a primeira transmissão de sinais sem fio por uma distância de primeiro 400 e em seguida 2 mil metros.

Já a 2 de junho de 1896, na Inglaterra, o italiano Marconi registra uma patente para um sistema de comunicações sem fio, que mais tarde usa para receber e transmitir sinais em código Morse em um raio de até 3km de distância.

No ano seguinte, o francês Eugene Ducretet inicia suas experiências com o telégrafo sem fio. Ainda em 1897, Marconi funda em Londres a Companhia de Telégrafo Sem Fio (Wireless Telegraph and Signal Company). Em paralelo, na Alemanha, Karl Ferdinand Braun inventa um dispositivo-chave, capaz de produzir correspondência entre o comprimento de onda da transmissão e da recepção, procedimento este descoberto pelo inglês Sir Oliver Lodge.

Um ano depois, a 5 de novembro de 1898, Ducretet espanta a Academia de Ciências da França ao mostrar, com sucesso, transmissões de sinais entre os 4km que separam a Torre Eiffel e o Parthenon, em Paris. Vale a pena lembrar ainda que, nesta época, o dispositivo captava todas as frequências ao mesmo tempo, comprometendo e dificultando muito o entendimento das mensagens.

Atravessando o Mancha

O século XIX chega ao fim com uma grande vitória tecnológica: uma transmissão de 42km entre dois crusadores franceses equipados com o dispositivo Ducretet/Popov no início de 1899. Mais tarde, em 28 de março do mesmo ano, Marconi vai mais longe e faz uma transmissão através do Canal da Mancha, enviando sinais de Dover para Wimereux. Enquanto isso, Popov já consegue cobrir uma área de 50km, da costa russa até sua flotilha de navios.

Em 1900, no florescer do século XX, Marconi consegue a patente por um processo que permite ao operador do equipamento selecionar um comprimento específico de onda. Com a novidade, ainda em fevereiro surge a primeira estação comercial, localizada na ilha alemã de Borkum.

Entretanto, a primeira transmissão transatlântica só acontece em 12 de dezembro de 1901, também pelas mãos hábeis de Marconi. Usando o código Morse, o cientista consegue transmitir entre Poldhu na Cornualha britânica e St. John, Newfoundland.

Mas só em 1903 é que o empresariado entra em cena. Isso acontece somente quando a alemã Siemens e a Allgemeine Elektrizitats Gesellschaft unem-se para criar uma então jovem companhia: a Telefunken. No mesmo ano, o dinamarquês Valdemar Poulsen inventa uma forma de produzir ondas contínuas por "arc transmission", que foram utilizadas mais tarde para a construção de alternadores de alta frequência para o envio contínuo de ondas de rádio. O ano culmina com a instalação, por Gustave Ferrie, de uma estação de telégrafo de longa distância na Torre Eiffel. É o início do rádio como o conhecemos hoje: agora, o London Times e o New York Times informam-se sobre o andamento da guerra Rússia/Japão graças à novidade. Detalhe: esse precursor do rádio ainda não permite a transmissão de sons, apenas sinais.

Em 1904 são feitas as primeiras experiências com conexões telegráficas de rádio na Espanha, enquanto que na França é instalada uma rede comercial marítima funcionando sob o rígido controle do Ministério dos Correios e Telégrafos. Em 16 de novembro, o inglês John Fleming inventa o diodo, uma válvula iônica de dois eletrodos que possibilita finalmente a transmissão do som. Imediatamente, uma estação de radiotelégrafo é construída na costa Adriática, no principado de Montenegro.

Começa também a burocracia: em 1905, no Canadá, é criado o Ato do Telégrafo Sem Fio (Wireless Telegraph Act), que estipula que é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com