TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Rádio

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Não é um conto de fadas, mas tudo começou quando James Clerk Marxwell em 1863 demonstrou teoricamente que havia provável existência das ondas eletromagneticas. Mas foi só 41 anos depois, em 1916, que Lee De Forest conseguiu instalar a primeira estação-estúdio de radiodifusão, em Nova Iorque. Foi então que aconteceu a primeira transmissão de rádio nos Estados Unidos.

No Brasil a primeira transmissão oficial ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, o pronunciamento do então Presidente Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Segundo relatos, o rádio chegou ao Brasil principalmente por que a empresa americana Westinghouse teve a necessidade de vender seus aparelhos, devido ao grande estoque que havia se acumulado após o termino da Primeira Guerra Mundial.

O médico e antropólogo Edgar Roquettte Pinto foi o grande precursor da radiodifusão no Brasil, em 1923 conseguiu convencer o presidente da Academia Brasileira de Ciências que o rádio tinha a capacidade de ser um ferramente de grande importância cultural e educacional. Fazendo assim que a Academia Brasileira de Ciencias comprasse os equipamentos necessários. Foi então que em 20 de abril de 1923 foi fundada a primeira estação de rádio brasileira, e a instituição Sociedade Rádio do Rio de Janeiro.

O objetivo de Edgar Roquette Pinto era acima de tudo utilizar o rádio de uma forma educacional e cultural, a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro se mantinha de doação de seus sócios, até que em 1936 essas doações já não eram mais suficientes. Roquette Pinto então decidiu doar a instituição ao Ministério de Educação e Cultura para que a mesma não tivesse que ser transformada em uma rádio comercial, assim surgiu a atual Rádio MEC.

Assim começou o que hoje chamamos de Era de Ouro do rádio no Brasil. Uma das mais influentes estações de rádio da época, a PRE 8 que posteriormente recebeu o nome de Rádio Nacional, era uma estação que foi estatizada pelo governo do Getúlio Vargas, e tinha uma programação bastante comercial. A Rádio Nacional já consolidada com seu mecanismo de publicidade resolveu então seguir a estratégia de também se aproximar da ideia de principal do percursor Edgar Roquette Pinto, formando assim uma estrutura que lhe propiciou ser inclusive uma das principais rádios da América Latina e até mesmo do mundo.

Um pouco antes da Sociedade Rádio do Rio de Janeiro chegar ao fim, Ademar Casé em 1932 havia sido o primeiro radialista (termo inventado por Nicolau Tuma em 1931) a pagar um chacê a um cantor em um programa de rádio, e quatro anos depois foi o primeiro a criar uma novela para rádio e o primeiro jingle do rádio brasileiro.

Um fato interessante e curioso que sempre é válido citar, é que em 1936 Orson Welles da rádio CBS apresentou o histórico programa “War of the Worlds”. Guerra dos Mundos, título em português, foi um livro lançado pelo romancista britânico Hebert George Wells em 1898. No programa Mercury Theater on the Ari da CBS, Orson Welles simulou que os Estados Unidos estava sendo invadido por alienigenias, o que casou panico entre a população e o programa teve até que ser interrompido. Bom, já se passaram 77 anos desde que isso ocorreu e até hoje não se sabe exatamente qual foi a reação do publico, tudo ainda é meio nebuloso, mas é um bom fato para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com