TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Economia e Tecnologia

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Relatório

“Foco na C&T”

Ituiutaba

2014

Introdução

A priori o autor introduz a abordagem da C&T que mostra o desenvolvimento linear, isto é, conceito de evolução o qual a relevância é dada a tecnologias mais avançadas. A C&T é um assunto técnico e não político, há uma barreira virtual que impede o ambiente de produção cientifico tecnológico a se relacionar com o âmbito social, político e econômico o que dificulta o envolvimento e influencia da sociedade no que tange ao desenvolvimento da C&T. O desenvolvimento linear da C&T possui duas variantes: a de neutralidade, afirma que a C&T não influenciava a sociedade nem vice e versa; e a de determinismo, considera que a C&T seria uma variável independente e universal que determina o comportamento de todas as outras variáveis do sistema produtivo e social, ou seja, todo o contexto social e econômico seria dependente das mudanças de ordem tecnológica, todavia a sociedade não seria atuante no âmbito da C&T.

O desenvolvimento econômico é determinado pelo avanço da C&T e a tecnologia é a força condutora da sociedade e um determinante da estrutura social.

No decorrer do texto, mostra que a abordagem da C&T que defende a neutralidade cientifica iniciou como uma oposição do pensamento religioso que intencionava a mudança da sociedade por meio da conversão das pessoas que não compartilhavam de suas crenças, o que para a igreja era considerado uma visão não neutra.

Ciência e religião compartilhavam o mesmo objetivo: a verdade. A Ciência utilizando métodos empíricos e argumentos racionais, e a religião através da gêneses e praticas sociais. O surgimento do Iluminismo reforçou a ideia de neutralidade, seu questionamento ao pensamento religioso compartilhava das mesmas ideias de neutralidade. O Positivismo como base o pensamento de Bacon e Descartes contribuiu para reforçar essa idealização.

A visão a respeito da C&T é coletivamente unificadora e individualista, tranquilizadora e preocupante. A tecnologia entendida como a soma de meios eficientes adquire, então uma visão emblemática com a razão, e seu comando efetivo passa a ser crescentemente identificado com o projeto de racionalização da sociedade.

Em uma sociedade tecnológica, o consenso poderia ser alcançado apesar da existência de conflito acerca de metas e interesses, instrumentos como Positivismo acreditam que o consenso e a integração sociais seriam a característica central das sociedades avançadas.

Poincaré sintetiza a ideia que a ciência é livre de valor e do domínio da ética. Ética e ciência tem seus próprios domínios que não estão em contato.

A neutralidade pressupõe que a C&T não se relaciona com o ambiente onde é criada, portanto ela mantém se isolada visando a imparcialidade afim do conhecimento cientifico desejado. Assim, a C&T verdadeira sobrepunha as diferenças geográficas ou culturais, que faria parte da adaptação. As contradições se resolveriam naturalmente, por meio dos caminhos traçados pela ciência. Supõe que a acumulação pura e simples de conhecimentos científico-tecnológico seria suficiente para garantir o progresso econômico e social. Também, contribuiria para que pessoas passassem a pensar racionalmente em todas as áreas de sua atuação, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com