TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM POUCO DE HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

Tese: UM POUCO DE HISTÓRIA DA TECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

Há nos dias atuais duas visões sobre tecnologia educacional, uma denominada de visão restrita, sendo esta a que analisa os fatos a partir do estudo e desenvolvimento dos meios. A outra é a visão ampla, esta considera o conjunto de procedimentos, princípios, lógicas ideologias, intenções, para atender os problemas educacionais. A visão restrita tende a considerar a tecnologia educacional ou não, já a visão ampla, considera que a inclusão de tecnologia está relacionada a determinadas condições políticas, sociais e culturais. Deve-se considerar que, as duas vertentes de estudos não se excluem entre si, mas sim, se completam. Conforme estudos e pesquisas realizados é correto afirmar que há três ciências sociais que sustentam as tecnologias educacionais, sendo elas: a teoria da comunicação, a psicologia da aprendizagem e a teoria geral dos sistemas. A teoria da comunicação principalmente a partir dos anos 60, inclui a televisão e o radio, tornou-se nesta época uma referência para o campo da tecnologia educacional, mas hoje representa fonte de estudos no desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em redes, que provocaram o aparecimento de novas linguagens. Para tanto as vertentes da psicologia da aprendizagem possui ampla integração com as tecnologias educacionais, com enfoques cognitivos psicogenéticos e socioculturais. A teoria geral dos sistemas tem sua contribuição para o controle dos processos educacionais com a finalidade de descrever o processo de programação ensino-aprendizagem, neste caso considerado como um sistema de tomada de decisões.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – TECNOLOGIA

A tecnologia não é um tema novo, mas nos últimos tempos tem-se falado com mais freqüência sobre este assunto, tanto nas escolas como no campo de trabalho. Segundo colocação de Cassiano Zeferino no texto nº. 1, esclarece que não basta ter computadores e software na escola, mas sim, é preciso algo de mais profundo que é o conhecimento para manusear tais mídias com segurança. Com nova tecnologia poderá ocorrer redução de trabalhos como a construção de possibilidades efetivas na elaboração de aulas e processos educacionais mais consistentes e ricos. Em todos os momentos que se diz em tecnologia o que nos vem à mente são as máquinas os programas, no entanto, estes são considerados os meios para melhorar nosso trabalho. Tecnologia pode ser considerada como método ou uma técnica criada pelo homem para tornar seu trabalho mais leve. Tecnologia também se define como desenvolvimento sem fronteira cada dia surge uma nova idéia, podendo substituir as outra já existente ou até mesmo aperfeiçoá-las, pode se considerar como uma solução para os problemas mais eminentes. Ainda segundo Cassiano, texto nº. 1, uma tecnologia, conduz a soluções, as mais próximas possíveis daquilo que se pretende resolver, buscam alcançar a solução ideal sem jamais terem alcançado. Para maior esclarecimento, LEONE NETO, afirma em sua tese que a tecnologia possui aspectos políticos e sociais indissociáveis e que a sua configuração é uma decisão ontológica carregada de conseqüências políticas.

2.1.1 - UM POUCO DE HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

Um pouco desta historia poderá fluir melhor a compreensão sobre tecnologia. Aristóteles diferenciou epsteme, sendo um conhecimento teórico da téchne, um conhecimento prático. Na idade média, os conceitos sobre tecnologia foram poucos explorados, sendo retomados em 1627 já na idade moderna, nesta época sendo a tecnologia um fator transformador e de bem estar da população, substituindo a ação da política. No século XX algumas definições surgiram como são os meios ou a atividade mediante a qual os seres humanos tentam mudar ou manipular o seu ambiente, a ciência ou o conhecimento aplicado, com a tecnologia produzimos instrumentos, proporcionando meios para construir objetos segundo nossas especificações. Para melhor esclarecimento pode se dizer que a ciência tem a ver com o que é a tecnologia, e com o que há de ser. Portanto a tecnologia é considerada como conseqüência da ciência. Nas sociedades industriais a tecnologia é considerada como fator gerador do desenvolvimento, prolongamento dos sentidos e habilidades naturais do ser humano é também definida como progresso. Ao longo da historia a tecnologia sempre se relacionou com a ciência, de acordo com SANCHO, nossa herança cultural vislumbra uma relação hierárquica, ou seja, uma relação de poder entre a teoria e a pratica. A tecnologia possui forte influencia sobre os indivíduos e a sociedade e tem estado historicamente ligada a um sistema específico de valores tornando possível a existência da ciência e que o resultado dos fatos é a conseqüência do que fazemos.

2.1.2 – TECNOLOGIA EDUCACIONAL

As primeiras referências da tecnologia, segundo LEONE, deram-se na década de 40, como disciplina acadêmica. A tecnologia educacional surge a partir do uso de recursos audiovisuais como ferramenta educacional. Nos anos 50, as teorias relacionadas a psicologia educativa passam a ser incorporadas aos currículos escolares e de tecnologia educacional. Esta incorporação provocou o aparecimento de novos paradigmas educacionais que influenciaram o desenvolvimento de tecnologias aos currículos, criando a necessidade de estudar e pesquisar a tecnologia educacional, de forma mais ampla e não simplesmente restrita ao uso dos meios. Nos anos 60, houve um salto tecnológico nas comunicações, atingindo as massas e criando uma revolução eletrônica, apoiada principalmente pelo radio e pela televisão. Neste período uma nova ciência incorporou-se definitivamente no estudo das tecnologias ligadas a educação. A partir dos anos 70, as tecnologias de informação introduziram-se na sociedade em caráter irreversível baseado no desenvolvimento da informática, surgindo a primeira geração de softwares educacionais, culminado com a integração dos meios surgindo os sistemas multimídia e o aparecimento e desenvolvimento das redes de informações responsáveis por mudanças paradigmáticas em nossa sociedade, nos anos 80 e 90. Dentro da visão ampla da tecnologia, pode-se afirmar que a escola caracteriza-se como uma tecnologia, pois nada mais é que uma solução para a necessidade de proporcionar educação a sociedade. a escola é uma tecnologia da educação no mesmo sentido em que os carros são tecnologia dos transportes. Dessa forma entende-se que a escola cumpre determinadas funções básicas da educação, que supre a necessidade de transmitir conhecimento, habilidades e técnicas. Em geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com