TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Economia Colonial: Mineração

Por:   •  4/6/2019  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Colonial:Mineração

O governo português buscava novas fontes de riqueza, revigorou o antigo sonho de encontrar oura no América Portuguesa foi somente ao final do século XVII que os bandeirantes descobriram grandes jazidas de ouro na região de Minas Gerais.

A notícia da descoberta do ouro espalhou-se rapidamente, e um grande número de pessoas, a busca pelo ouro tinha atraído anualmente, para a região  das jazidas os paulistas descobridores de Minas Gerais, sentiam-se no direito de explorá-lo com exclusividade.

Ocorreu conflitos  entre paulistas e portugueses, que ficaram conhecidos como Guerra dos Emboabas, um dos principais  líderes dos emboabas foi Manuel Nunes Viana, pecuarista e comerciante, entre as consequências da guerra os mais destacados foram: : controle da metrópole, elevação de São Paulo à categoria de cidade,criação da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, descoberta de ouro em Mato Grosso.

A riqueza das Minas pertencia à coroa Portuguesa que concedia datas (lotes), no início da exploração mineradora, o ouro em pó ou em pepita circulava livremente pela região mineradora.

O anúncio da criação das Casas de Fundição causou insatisfação entre os mineradores, eles consideravam que a medida dificultava a circulação e o comércio do ouro dentro da capitania facilitando apenas a cobrança  de impostos.

 O governo Português também teve dificuldade para controlar a cobrança de impostos sobre essas pedras preciosas, a extração era permitida mediante um contrato de exploração, que estabelecia a figura de um contratador.

O sistema durou até 1771, quando a Coroa Portuguesa decidiu assumir diretamente a extração diamantina e criou a Intendência dos Diamantes.

. A ascensão era possível, pois uma pessoa poderia enriquecer se encontrasse grande quantidade de ouro ou diamantes, ou se  ganhasse muito dinheiro com o comércio e o artesanato nos centros urbanos da região das minas.

O governo português, acreditando que a escassez do metal se devesse ao contrabando e à negligência com o trabalho, continuou aumentando as formas de controle e as pressões sobre os mineradores.

A produção aurífera foib bastante significativa no século XVII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com